Comafro promove atividade pelo Dia da Consciência Negra

Nesta terça-feira, 20, é celebrado o Dia da Consciência Negra e o Comafro (Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos Afro-Brasileiros) realiza em Dourados uma série de atividades, na Praça Antônio João. As ações terão início às 14h com sequência até às 22h e terão ênfase em especial na cultura e religião. Esta será a primeira ação realizada pelo Conselho, reativado recentemente na gestão Délia Razuk.
Naiara Fontele, vice-presidente do Comafro, destacou que é “um grande momento” para a comunidade, já que, conforme ela, há 13 anos o Conselho estava desativado.
“Enquanto movimento, nós sempre estamos nos articulando e agora com a reativação, após anos, será possível dar mais ênfase às ações afro-brasileiras”, destacou.
Para às 14h, rodas de conversas e exibição de vídeos acontecerão na Praça. A partir das 16h, ações da juventude negra envolverão os participantes. Entre as atividades culturais haverá apresentação de hip hop, zumba, capoeira, samba de roda e maculelê.
A partir de 18h30, a presidente do Comafro, Luhara Arguelho, realizará explanações sobre o movimento e o professor doutor Márcio Roberto Oliveira, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), fará uma apresentação explicativa sobre o Dia da Consciência Negra.
O encerramento das ações contará com apresentação do grupo de pagode Batukaí.
A organização cita que a estimativa é de participação de em média 300 pessoas nas atividades. O evento é aberto a toda a população.
Conforme Naira, outras atividades acontecem ainda neste mês, no intuito principal de exaltar e relembrar as lutas diárias dos afrodescendentes. Nos dias 28 e 29, a Feira Elas no Axé vai oferecer oficinas para mulheres, em parceria com a Subsecretaria de Estado de Políticas para as Mulheres. Outras ações estão sendo estruturadas pelo Conselho.