Começa neste sábado o Festival Internacional de Teatro de Dourados

A abertura será com espetáculo Ultimato: Poema secreto de S.J, às 20 horas no Teatro Municipal

  • Assessoria UFGD

Neste final de semana começa uma temporada com 15 dias de espetáculos teatrais em Dourados. É a 5ª edição do Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT), que traz apresentações nacionais e internacionais, a preços populares.

O evento é promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados, e tem como intuito formar público para as artes cênicas e dar acesso a espetáculos que são apresentados nas capitais do país e do exterior.

A abertura será neste sábado, 7 de setembro, no Teatro Municipal de Dourados, com o espetáculo Ultimato: Poema secreto de S.J, às 20 horas no Teatro Municipal. A peça foi escrita na década de 80, uma reflexão sobre o homem contemporâneo e sobre a construção/desconstrução da história e da arte. De João Evangelista – autor do Apocalipse bíblico - a João Lennon, o texto do espetáculo brinca com a linguagem poética, a música e com o teatro, revelando segredos sagrados e profanos deste novo milênio.

No domingo, 8 de setembro, a apresentação será da Companhia Espanca, de Belo Horizonte, Minas Gerais. O espetáculo é Por Elise, Às 20 horas, no Teatro Municipal. Por Elise é uma fábula sobre o comportamento do homem contemporâneo, no qual as personagens são uma dona de casa que narra histórias de seus vizinhos; um cão que late palavras; um lixeiro em busca de seu pai desaparecido; uma mulher perdida; um funcionário que deseja ir para o Japão e trabalha recolhendo cães doentes.

Na programação, três peças teatrais serão interpretadas pela Companhia TeatroCirco, do Chile. Além das atrações internacionais, serão 10 apresentações de artistas e grupos brasileiros, e ainda oito espetáculos produzidos por artistas sul-matogrossenses.

Para acompanhar notícias do FIT, curta a página https://www.facebook.com/FITDourados, ou acesse o site com todas as informações sobre cada uma das apresentações: http://www.fitdourados.com/.

Programação do 5º FIT

Atrações Internacionais - CIA TeatroCirco, do Chile, vai apresentar três espetáculos:

11 de setembro – Chejoviando – 20 horas no Teatro Municipal.

15 de setembro – Viaje - às 18 horas no Parque dos Ipês.

16 de setembro – El payasu e su doble – 15 horas no Teatro Municipal.

Atrações Nacionais

8 de setembro – Por Elise, espetáculo da Companhia Espanca , de Belo Horizonte/MG. Às 20 horas, no Teatro Municipal.

12 de setembro – O Feio, apresentação solo de Milah Laline, de Porto Alegre/RS. Às 20 horas, no Teatro Municipal.

13 de setembro – Eu vi o sol brilhar em toda a sua glória, apresentação solo de João Lorenzon, de São Paulo/SP. Às 20 horas, no Teatro Municipal.

14 de setembro – Corsários Inversos, espetáculo da Cia Mosaico Cultural, Porto Alegre/RS. Às 15 horas, na Praça Antônio João.

14 de setembro – Aqueles Dois, espetáculo da Cia Luna Lunera, Belo Horizonte/MG . Às 20 horas, no Teatro Municipal.

15 de setembro – Faca nas Galinhas, espetáculo da Companhia Barracão Cultural, São Paulo. Às 20 horas, no Teatro Municipal.

20 de setembro – Menino do Dedo Verde, espetáculo da Companhia Experimentus, de Itajaís/SC. Às 14 horas no Teatro Municipal de Dourados.

20 setembro – I-Mundo, espetáculo da Companhia Mototóti, Porto Alegre/RS. Às 16 horas, no Parque dos Ipês.

21 de setembro – Emoções Baratas ou Eu te amo Gloria Pires, espetáculo da Companhia Experimentos, Itajaí/SC. Às 20 horas no Teatro Municipal.

22 de setembro – Klássico (com K), espetáculo da Companhia Mayombe, de Belo Horizonte/MG. Às 20 horas no Teatro Municipal.

Atrações Regionais

Pré-estreia 7 de setembro – Ultimato: Poema secreto de S.J. apresentação solo de Emmanuel Marinho, de Dourados. Às 20 horas, no Teatro Municipal de Dourados.

16 de setembro – Maria, Madalen, espetáculo do grupo Conectivo Corpomancia, de Campo Grande. Às 20 horas no Teatro Municipal.

18 de setembro – Amizade é uma coisa, farinha é outra, do Coletivo Moenda, de Dourados. Às 15 horas, na praça Antônio João.

18 de setembro - Dialeto Manoelês, espetáculo do Studio Blanche Torres, de Dourados. Às 20 horas, no Teatro Municipal.

19 de setembro – Gota D’água, espetáculo dirigido por Nill Amaral, de Dourados – 20 horas, no Teatro Municipal.

21 de setembro – Contos para flores roxas e murchas, apresentação da Trupe Arte e Vida de Naviraí. Às 17 horas, no Cemitério Municipal.

Apresentações em escolas

16 de setembro – Inocência, espetáculo do grupo Conectivo Corpomancia, de Campo Grande.

11 de setembro – Amizade é uma coisa, farinha é outra, do Coletivo Moenda, de Dourados. Em escola de aldeia indígena.

19 de setembro – Tudo Porã por Aqui, apresentação solo de Emmanuel Marinho, de Dourados.