Comemorando 43 anos Coamo chega em Dourados para atender os produtores da região

Cooperativa já está ofertando alguns serviços e deve inaugurar em fevereiro

Para comemorar hoje (28) os 43 anos de existência, a Coamo Agroindústria Cooperativa, que deve inaugurar em Dourados já início de 2014, organizou um café da manhã para produtores e funcionários.

A previsão é de que em fevereiro os agricultores possam contar com todos os serviços da cooperativa para simplificar seus trabalhos. “ Até lá já estamos recebendo a produção, dando assistências técnicas e fornecendo insumos. Basta o produtor vir até nossas instalações que providenciamos o cadastro para torná-lo um cooperado”, explicou o gerente da unidade, Fernando Borba.

Com máquinas e implementos, peças, óleos lubrificantes, produtos veterinários e insumos agrícolas, além de assistência técnica agronômica e financeira, o foco é no pequeno e médio produtor, que representam 70% dos cooperados. “A Coamo é muito forte com esse público, já são 26 mil agricultores cadastrados com segurança e solidez nos três estados que estamos presentes”, contou Borba.

Os entrepostos foram sendo criados em diversos municípios. Hoje, eles existem em 63 cidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, Estado este último que recebeu a primeira unidade há 10 anos em Amambai.

A estrutura fica no Anel Rodoviário norte, próximo ao trevo da BR-163 com a BR-376. A capacidade de armazenamento após a primeira fase da obra será de 42 mil toneladas (700 mil sacas). Mas, a capacidade projetada para o futuro é de 120 mil toneladas (2 milhões de sacas). Para isto, os armazéns estão sendo instalados numa área de 20 hectares. Já na fase inicial será um dos maiores armazéns do Estado.

Após mais de quatro décadas da sua fundação, os volumes de recebimento da Coamo vêm aumentando ano após ano, perfazendo cerca de 3,5% de toda a produção nacional de grãos e fibras e 17% da safra paranaense.

Keliana Fernandes com o gerente Ferando Borba

CredCoamo

A cooperativa de crédito dos cooperados da Coamo – Credicoamo, também está de aniversário, e acaba de completar 17 anos.

A ferramenta de prestação de apoio creditício, está disponível através de 16 Postos de Atendimento Cooperativo (PAC’s), localizados nos municípios paranaenses de Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Mamborê, Juranda, Boa Esperança, São João do Ivaí, Ivaiporã, Pitanga, Manoel Ribas, Toledo, Tupãssi, Nova Santa Rosa, Mangueirinha, Coronel Vivida e Palmas; além de Abelardo Luz, em Santa Catarina. 

A cooperativa capta recursos dos cooperados pagando taxas de mercado e financia as suas necessidades com taxas compatíveis com a remuneração do setor agropecuário, resultando em um valor adicional na renda das atividades rurais.

Entre os produtos e serviços disponibilizados aos associados estão: cheque especial; empréstimos para capital de giro; financiamentos de custeio e investimento para agricultura e pecuária, estocagem; financia-mento para veículos, computa-dores e outros bens; além do seguro agrícola, de máquinas e implementos, residenciais e de vida.