Comerciante cai em buraco e carro novo sofre avaria

Prefeito entrou em contato com a vítima, acionou secretário responsável, mas não garantiu o ressarcimento do prejuízo

  • karina Veríssimo
Sidney Gonçalves


Buraco estava coberto pela água, o que impossibilitou o motorista de vê-lo

 

O comerciante Sidney Gonçalves, trafegando em um dia de chuva no cruzamento das ruas Mangueiras e Figueiras, no Jardim Colibri em Dourados, sofreu um acidente no último dia 11 que ocasionou avaria em seu veículo. Segundo o comerciante, os buracos estavam cobertos de água, o que impedia o motorista de saber a profundidade ou imaginar que houvesse ‘crateras’ no local, já que as ruas não fazem parte do seu percurso rotineiro.

As fotos tiradas do local também mostram que não há nenhuma sinalização e alerta sobre o problema. Após o incidente, ele decidiu divulgar o caso no Facebook para tentar mobilizar as autoridades competentes e a prefeitura de Dourados.

A indignação dele foi repercutida e gerou, inclusive, resposta do perfil pessoal do prefeito do município, Murilo Zauith, que informou que passaria o caso ao secretário responsável, entretanto, não comentou sobre o ressarcimento aos prejuízos sofridos pela vítima, o que é direito do cidadão. A mesma resposta foi repassada pelo perfil da Prefeitura, mas até o momento nenhuma ação foi tomada no intuito de resolver o problema.

Os buracos provocam prejuízos e são um grande perigo, colocam em risco a vida dos motoristas e pedestres. Em seu post do Facebook, Sidney detalhou o ocorrido, classificando a situação como “preocupante, perigosa, triste e revoltante”.

“Dói no peito, mas a dor maior pode acontecer com algum ciclista ou motoqueiro que poderá vir até a óbito com o impacto pela profundidade do buraco. Eu estava em um carro, mas quem está em moto pode acontecer algo pior”, disse.

O comerciante comprou o carro há seis meses e relata o desgosto ao vê-lo estragado por falta de reparos na via pública. “O cidadão trabalha, economiza, tem maior satisfação em comprar um carro 0 KM, e é realmente frustrante acabar com o veículo dessa maneira”, declarou.

Em uma das respostas no post, Wanderley Carneiro, assessor da prefeitura municipal, disse que os reparos no local foram feitos, mas que a culpa da rua estar assim novamente é pela falta de educação e consciência dos moradores da localidade. “Já foi reparado por várias vezes, mas os cidadãos próximos a ele não respeitam o tempo de cura da massa e assim que o serviço é feito jogam água na rua”, escreveu o assessor.

No mês de agosto deste ano, a prefeitura havia premiado Sidney por um elogio que ele havia feito anteriormente ao trecho da Chácara Trevos durante a campanha da promoção “O que mudou para você”, que premia quem responde algo positivo sobre determinada localidade.

“O que merece elogio, precisa ser falado mesmo, reafirmo o que falei sobre a Chácara Trevos. Entretanto, sou cidadão e ando por toda a cidade. O que foi feito lá precisa ser realizado por toda cidade”.

 

Indenização/ressarcimento por parte da administração pública

O §3º, do artigo 1º, do Código de Trânsito Brasileiro, determina: “Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.”

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.