Comissão de Ética da Câmara aprova advertência a vereador após polêmica

Áudio vazado durante sessão ordinária na qual era votado projeto da Prefeitura de Dourados revoltou manifestantes que protestavam contra aprovação da medida

Vereador Juarez de Oliveira será advertido verbalmente pela Câmara de Dourados (Foto: Divulgação)
Vereador Juarez de Oliveira será advertido verbalmente pela Câmara de Dourados (Foto: Divulgação)

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Dourados aprovou a aplicação de advertência verbal ao vereador Juarez de Oliveira (PMDB). Após a polêmica gerada por áudio vazado durante sessão ordinária do dia 15 de março, uma investigação interna constatou que o parlamentar proferiu “palavras que atentaram contra a dignidade de seu cargo”. 

Naquela ocasião, o Legislativo votava proposta encaminhada pela prefeitura diante de manifestações indignadas feitas por populares que assistiam à sessão. Embora não estivesse na tribuna, o peemedebista não percebeu seu microfone aberto e teria dito “empenha 200 conto (sic)” a um colega, numa suposta menção à necessidade de ajuda financeira do Poder Executivo para aprovação de projetos.

Com a polêmica causada pelo áudio vazado, Juarez de Oliveira alegou ter dito outra frase: “não tenha 200 conto e atendimento diário (sic)”. Contudo, as investigações internas ao longo do processo ético disciplinar apontaram que “a conduta do representado revela desrespeito pelos movimentos tidos na Câmara que buscavam ser ouvidos, em clara incompatibilidade com a dignidade do cargo”.

“Destaca-se que, muito embora as palavras não tenham sido proferidas da Tribuna, o fato ocorreu durante uma sessão legislativa e vazou, ao vivo, no microfone da cadeira do Representado, o que dá às palavras caráter de pronunciamento. Nessa linha, é exigível de um Vereador a capacidade de manter a compostura e respeitar os movimentos e manifestações populares, pois é função do Edil ouvir a população e ponderar as posições de toda a sociedade”, consta no relatório finalizado dia 7 deste pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Aos 41 anos de idade, Juarez de Oliveira está no terceiro mandato seguido como vereador. Nas eleições municipais de 2016, foi eleito pela Coligação Coragem para Mudar Dourados com 1.944 votos. À Justiça Eleitoral, não declarou bens e informou como grau de escolaridade Ensino Médio Completo.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Lorraine

    Lorraine

    Imagino só a bronca que ele vai ganhar: "aí, aí, aí! não pode falar essas coisas, muito feio" Não vai passar disso

  • Ramona

    Ramona

    Acho que deveria era sair fora desse cargo público, aliás ,acho que já ta a muito tempo la