Construído com emenda de Marçal, PAI atenderá em 2 meses, diz Délia

Pronto Atendimento Infantil vai atender crianças de 0 a 12 anos e desafogar a Unidade de Pronto Atendimento

Pronto Atendimento Infantil fica ao lado da UPA 24 Horas (Foto Sidnei Bronka (94FM))
Pronto Atendimento Infantil fica ao lado da UPA 24 Horas (Foto Sidnei Bronka (94FM))

Projetado para concentrar os serviços ambulatoriais especializados na área da Saúde da Criança, o PAI (Pronto Atendimento Infantil) de Dourados deverá começar a atender pacientes de 0 a 12 anos no prazo de dois meses. A afirmação é da prefeita eleita Délia Razuk (PR), que considera essa ação uma de suas prioridades para melhorar o atendimento em saúde pública da segunda maior cidade do Estado.

O espaço construído ao custo de R$ 1,5 milhão já deveria estar em funcionamento desde fevereiro de 2013. Todo o recurso destinado às obras foi articulado através de emenda parlamentar do ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB), eleito este ano o vereador com maior votação da história no município.

Embora o dinheiro tenha sido repassado pelo Governo Federal à prefeitura, houve atraso na execução dos serviços. Isso penalizou ainda mais a crítica saúde pública de Dourados, que concentra atendimentos a uma população estimada em 800 mil habitantes de 35 municípios da região.

Nesta sexta-feira (30), após anunciar seu secretariado, Délia informou à 94FM com exclusividade que ativar o PAI é sua prioridade. “Já estamos fazendo parcerias com a universidade federal para que a gente possa levar pediatras para trabalhar no PAI e é uma das ações que a gente pretende implementar logo nos dois primeiros meses da nossa gestão”, afirmou a prefeita, que toma posse no domingo (1).

A prefeita considera que dispor desse espaço para crianças e adolescentes é “um sonho de muitas mães”, incluindo ela, e vai desafogar a UPA 245 horas (Unidade de Pronto Atendimento) por concentrar atendimentos a pacientes de 0 a 12 anos. “Vai fazer diferença. É um sonho de quando eu fui vereadora a primeira vez, apresentei esse projeto, viabilizamos esse recurso através de emenda do ex-deputado federal Marçal Filho, a obra está pronta, quando passei aqueles quatro meses na prefeitura tive a oportunidade de dar a ordem de serviço, o prefeito Murilo terminou a obra, e agora nós vamos colocar para funcionar”, garantiu.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.