Curso de Formação de Doulas Comunitárias inicia segunda turma no HU-UFGD

  • Assessoria/HU-UFGD
Primeiro módulo teórico teve conteúdo relacionado às normas, rotinas e protocolos do hospital e código de ética das doulas (Foto: Divulgação/HU-UFGD)
Primeiro módulo teórico teve conteúdo relacionado às normas, rotinas e protocolos do hospital e código de ética das doulas (Foto: Divulgação/HU-UFGD)

Durante todo o sábado (19) e a manhã do domingo (20), as salas de aula da Biblioteca do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) foram local de encontro entre saberes e expectativas que têm em comum o objetivo de trabalhar pela humanização da atenção ao nascimento e ao parto, a partir da abertura do 2º Curso de Formação de Doulas Comunitárias do HU-UFGD.

Além das 46 alunas selecionadas entre as mais de 150 inscritas para a formação, também participam do curso quatro doulas já formadas, que desejam atuar como voluntárias no âmbito do HU-UFGD, e, como ouvintes, dez alunos dos cursos de Psicologia e Medicina da UFGD.

“Para nós é uma grata surpresa ver o interesse dos acadêmicos. Com certeza levarão um outro olhar para a sua formação profissional”, comentou a coordenadora pedagógica do curso, Angela Rios.

O superintendente do HU-UFGD, Ricardo do Carmo Filho, abriu o primeiro dia do curso apresentando à turma um breve histórico do hospital. Ricardo assinalou ainda a importância do trabalho voluntário e deu as boas-vindas às novas futuras doulas: “Desde já, sintam-se parte do HU”.

Entre as alunas do curso, nesta segunda turma, há agentes comunitárias de saúde, psicólogas, estudantes universitárias, comerciárias, donas de casa, professoras e profissionais autônomas de diversas áreas.

O conteúdo do primeiro módulo do curso incluiu aulas sobre as normas, rotinas e protocolos do HU-UFGD, o fluxo do serviço de atenção básica à saúde materno-infantil, trabalho voluntário e o sistema de ensino e pesquisa no âmbito do Hospital Universitário.

Admitido entre os projetos de extensão da UFGD, o Curso de Formação de Doulas Comunitárias é agora uma realização conjunta da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e da Associação dos Voluntários do HU-UFGD (AVHU-UFGD).

Atualmente, o HU-UFGD conta com a atuação voluntária de aproximadamente 20 doulas comunitárias, formadas na primeira turma, que realizam plantões conforme a disponibilidade de cada uma, em dias de semana no período noturno, e aos fins de semana e feriados nos períodos da manhã e da tarde.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.