Decreto retoma toque de recolher das 22h às 5h e suspende atividades por 14 dias

Norma expedida nesta sexta-feira pela prefeita Délia Razuk considera necessidade de conter avanço da Covid-19 e evitar colapso da saúde, com 96% dos leitos de UTI ocupados

Decreto expedido hoje pela prefeita de Dourados endurece regras para garantir distanciamento social (Foto: A. Frota)
Decreto expedido hoje pela prefeita de Dourados endurece regras para garantir distanciamento social (Foto: A. Frota)

Expedido pela prefeita Délia Razuk (sem partido) nesta sexta-feira (27), o Decreto n° 3.032 de 27 de novembro de 2020, em vigor a partir de hoje, determina que o toque de recolher para impedir a circulação das pessoas em Dourados volte a ser das 22h às 5h. Além disso, houve a suspensão de atividades por 14 dias. 

Clique aqui para conferir o decreto!

A norma publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Município de hoje é justificada pela “necessidade de adoção de medidas que visam garantir o afastamento social, evitar as aglomerações de pessoas, diminuir a taxa de infecção do novo Coronavírus e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, evitando o colapso total”.

No caso do toque de recolher, as exceções valem para órgãos de segurança, chefes dos poderes Executivos, Legislativos, Judiciário, Ministérios Públicos Estaduais e Federais, advogados, vigias noturnos, delivery, profissionais na área da saúde, e circulação para acesso quando necessário a atividades essenciais e sua prestação, e ainda trabalhadores em trânsito”.

Prefeita apontou necessidade de aumentar o índice de isolamento social em Dourados (Foto: Reprodução)
Prefeita apontou necessidade de aumentar o índice de isolamento social em Dourados (Foto: Reprodução)


Já a suspensão pelo período de 14 dias é imposta para prática de esportes coletivos, eventos culturais, esportivos e de lazer, celebrações e/ou eventos com aglomeração sem o devido protocolo de biossegurança previamente entregue na Secretaria Municipal de Saúde, teatros, cinemas, arenas, feiras de negócios e exposições, práticas coletivas de atividade ao ar livre, clubes sociais, boliche, sinuca e similares e jogos eletrônicos, e áreas comuns de condomínios.

É vedada a aglomeração de pessoas em qualquer recinto, inclusive em suas residências, sob pena de infração ao artigo 268 do Código Penal.

A Guarda Municipal foi autorizada a fechar os estabelecimentos que desobedecerem aos decretos e deverão encaminhar o auto de infração para a Secretaria de Planejamento para suspensão dos alvarás.

Esse decreto leva em consideração “o significativo aumento no número de casos confirmados pelo novo Coronavírus em Dourados, e o aumento progressivo diário dos casos”, bem como “a necessidade de aumento do índice de isolamento social (IIS)”.

Outra justificativa citada pela prefeita é o aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva (UTI), hoje em 96%.

A norma de hoje considera também que “para conter o avanço da taxa de transmissão” da Covid-19, “faz-se necessário o endurecimento de medidas de controle de circulação de pessoas, com o intuito de aumentar o IIS, permitir a recuperação dos serviços de saúde impedindo o colapso na ocupação de leitos, sobretudo de UTI”.

Promover achatamento da curva de contaminação e restabelecer a situação de não colapso no sistema de saúde de Dourados foram necessidades apontadas na Nota Técnica nº 21 do Núcleo Técnico de Apoio ao Município de Dourados de 27 de novembro, para combate à pandemia.

Entre outras regras ainda vigentes, foram mantidas a vedação relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas nos termos do art. 3º do Decreto nº 2.667 de 16 de junho de 2020 e a suspensão de funcionamento das atividades de tabacarias, nos termos do art. 3º do Decreto 2.788 de 30 de julho de 2020.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Carlos

    Carlos

    Engraçado quando tinha a campanha o covid tinha tirado férias não morria ninguém não tinha mais caso agora acabou a campanha ele voltou este é o nosso Brasil não podemos deixar isto acontecer temos q se unir e ir pras ruas

  • PATRICIA

    PATRICIA

    POUCA VERGONHA ! ACABOU A ELEIÇÃO VOLTOU O COVID!!! VERGONHA DESSES POLÍTICOS QUE AO INVÉS DE ENTRAR PARA TRABALHAR PARA O POVO BUSCA BENEFÍCIOS PRÓPRIOS.

  • Fabio Pilger

    Fabio Pilger

    Isso é Extremamente Ridículo.
    Estamos vivendo a maior fraude do século XXI.
    Pandemia da vigarice.

  • Magno

    Magno

    Só pode ser piada mesmo.....leitos de hospitais públicos sempre estiveram lotados. Foi só passar a eleição que botaram as asinhas de fora....duro que vem mais do mesmo por aí.....

  • Rodrigo

    Rodrigo

    Diminui a quantidade de leitos destinados ao SUS, consequentemente aumenta a taxa de ocupação. E as "ovelhas" ficam em casa.

  • VANDERLEI DE JESUS ALVES

    VANDERLEI DE JESUS ALVES

    Que absurdo! Não resolve! O que resolve é o POLÍTICO na rua, santinho, carro de som, propaganda eleitoral na TV... reuniões domiciliares pra pedir voto...o COVID não suporta isso. Vai embora mesmo! ELEIÇÕES UMA VEZ POR MÊS.. já!

  • Alexandro dos 27 Dezembro

    Alexandro dos 27 Dezembro

    Na votação não tinha ninguém medindo temperatura estava tudo tranquilo tinha até acabado os casos
    Aí do nada volta essa palhaçada e pa acabar

  • Maria Irene Martins de Matos

    Maria Irene Martins de Matos

    Minha opinião a covid sempre existiu e não teve bx como a mídia divulgava foi só passar as eleições e subiu o índice. As autoridades fica menosprezando nossas inteligência.

  • alice

    alice

    QUEM NÃO SABIA QUE IA DAR NISSO? O POVO TAVA SE COMPORTANDO COMO SE A COVID NÃO EXISTISSE... TA AÍ O RESULTADO....

  • Moisés

    Moisés

    Acabou a Eleição, volta COVID, na cara dura mesmo??