Délia decreta luto oficial de três dias

A prefeita de Dourados, Délia Razuk (PR), decretou luto oficial de três dias no município em razão do falecimento do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian. Aos 89 anos, ele faleceu às 3h30 desta terça-feira (22) na própria casa, em Campo Grande, enquanto dormia.
Pelo Decreto n° 507, de 22 de agosto de 2017, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município de hoje, "todas as repartições públicas do Município de Dourados, no período do luto oficial, hastearão suas bandeiras a meio mastro" "como homenagem póstuma ao Ex Governador Senhor Pedro Pedrossian".
A publicação considera o fato dele ter sido "governador de Mato Grosso no período de 1966 a 1971, antes que o Estado fosse dividido. Eleito senador em 1978, foi Governador nomeado do Estado de Mato Grosso do Sul em 7 de novembro de 1980. Em 15 de março de 1991 assumiu novamente o cargo de Governador eleito em pleito direto ocorrido em 1990. Permaneceu no posto até 1º de janeiro de 1995".
Além disso, o decreto assinado pela prefeita leva em consideração que ocorreu durante a administração de Pedrossian a criação da "Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sediada em Dourados, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com sede em Campo Grande.
Logo pela manhã, a assessoria de comunicação social da Prefeitura de Dourados divulgou matéria na qual destacou o lamento da prefeita pela morte do ex-governador, a quem se referiu como "símbolo da nossa história".
"Ele ligava para o Roberto [Razuk, ex-deputado estadual constituinte, que legislou durante o mandato do então governador] às 5 horas da manhã para falar de projetos e novas ideias para o Estado, sempre foi muito sintonizado com o progresso e o crescimento, deu uma grande contribuição", detalhou Délia.
Conforme a prefeitura, "além da implantação do então CPD (Centro Pedagógico de Dourados, depois transformado em Ceud) em decorrência da criação da Universidade Estadual de Mato Grosso, Pedrossian também deixou marcas na futura Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), no estádio 'Fredis Saldivar' (o Douradão) e em obras estruturantes de pavimentação e iluminação pública".