Délia reenvia alteração do PCCR à Câmara

Proposta de projeto de lei complementar gerou polêmica em outubro e precisou ser retirada de pauta após recomendação do MPE

Projeto foi reenviado pela prefeita à Câmara após polêmica em outubro (Foto: A. Frota)
Projeto foi reenviado pela prefeita à Câmara após polêmica em outubro (Foto: A. Frota)

A prefeita Délia Razuk (PR) reenviou nesta segunda-feira (11) à Câmara de Vereadores um novo projeto para alterar o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) do funcionalismo púbico de Dourados. Protocolado no final da manhã, às 11h35, o projeto de lei complementar número 16/2017 poderá entrar em pauta hoje e até mesmo ser aprovado em regime de urgência.

Na prática, a proposta da prefeitura é estabelecer a gratificação por qualificação profissional em no máximo 15% dos vencimentos base de cada servidor, ou seja, 5% a cada título apresentado. Trata-se de um acréscimo pago sempre que o funcionário público efetivo (concursado) adquire educação formal superior à exigida para o cargo de que é titular.

RETIRADO DA PAUTA

No início de outubro a administração municipal já havia tentado promover essa alteração no PCCR. Mas o Legislativo retirou o projeto de pauta após recomendação expedida pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual). Segundo a Promotoria de Justiça, a proposta não poderia ter sido elaborada pela prefeitura sem uma consulta prévia às entidades sindicais do funcionalismo público municipal.

Naquela mesma ocasião, o vereador Marçal Filho (PSDB mencionou a Lei Orgânica do município para defender a participação dos sindicatos nessa discussão. "A Lei é clara e no seu artigo 85, parágrafo 4º diz que fica assegurada a participação do sindicato da classe na elaboração do estatuto e do plano de carreira dos servidores municipais", ponderou Marçal na tribuna. 

PARTICIPAÇÃO SINDICAL

Agora, ao reenviar a proposta para a Câmara, a prefeita menciona no texto do projeto que houve participação e aprovação dos sindicados em sua elaboração.

"Oportuno esclarecer que, em que pese o artigo da Lei Orgânica do Município assegurar a participação dos sindicatos das classes na elaboração do estatuto e do plano de carreira dos servidores municipais, e não assim em suas meras modificações pontuais, o Município prestigiando a transparência e participação das categorias para as discussões, realizou diversas reuniões com todos os sindicatos, por mais de um vez com cada um, para receber, apresentar e analisar propostas, que resultam nas modificações que seguem no projeto anexo", consta na justificativa assinada pela prefeita Délia Razuk e pela procuradora geral do município, Lourdes Peres Benaduce.

No entanto, membros de entidades sindicais consultados pela reportagem da 94FM afirmam que ainda existem pontos controversos desse novo texto enviado ao Legislativo hoje.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • VALDEMIR

    VALDEMIR

    DONA DÉLIA TEMOS 7 MIL FUNCIONÁRIOS PUBLICO, SE CADA UM TIVER NO MINIMO TRES QUE VOTA SAO 21 MIL, A SENHORA VAI TER PROBLEMA PRA SE REELEGER, TA DIFICIL DE ENTENTER SUA CABEÇA SEU PENSAMENTO, EM VEZ DE FAZER SERVIÇOS PRA CIDADE, POIS ESTA TODA CHEIA DE BURACO, ESPERO QUE A SENHORA NAO SE REELEJA NOVAMENTE, ESPERO QUE ESSES FUNCIONARIO NAO VOTA NA SENHORA E AINDA FAZEM PROPAGANDA CONTRA.

  • São Pedro

    São Pedro

    Engraçado. Cortar cargos nada... Vamos ver se na próxima eleição os cargos da senhora te eleja pois o funcionalismo não te apoia mais. Quase 4 anos de salários sem correção e agora tirar os direitos conquistados.

  • marcelo luna

    marcelo luna

    esses nossos governantes pra conseguir voto levanta a bandeira,faz discurso de apoio a causa do funcionalismo mas depois que estão com a bunda na cadeira,simplesmente vem com discurso pronto que não tem recurso pra pagar,simples corta seus salários prefeita e de seus secretariado.

  • Joan

    Joan

    Os mesmos vereadores que aí estão em sua maioria aprovaramnosso PCCR,uma valorização justa para quem estudou,inclusive a Sra refeita Delia votou a favor em unanimade com os demais.Para que isso acontecesse tevevestudo de impacto,como agora o PCCR virou o vilão do orçamento?Indignada com essa prefeta!Esperamos gignidade e respeito dela e dos senhores vereadores ,pois a gestão passa e os danos causados a nossa vida funcional depois de anos de luta não!