TJ suspende bloqueio de bens, mas mantém servidor afastado em Dourados

Relator de recurso no TJ-MS, desembargador desbloqueou bens, mas manteve servidor efetivo do município afastado do cargo até julgamento de ação da Operação Pregão

Servidor efetivo do município teve bens desbloqueados, mas permanecerá afastado do cargo (Foto: A. Frota)
Servidor efetivo do município teve bens desbloqueados, mas permanecerá afastado do cargo (Foto: A. Frota)

O desembargador Amaury da Silva Kuklinsk suspendeu a decisão judicial que havia determinado o bloqueio dos bens de Heitor Pereira Ramos, servidor efetivo do município de Dourados e um dos alvos da Operação Pregão, desencadeada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) contra fraudes em licitações. Contudo, foi mantido o afastamento preventivo do cargo de provimento efetivo de Assistente Administrativo. 

Lotado na Secretaria Municipal de Fazenda, Heitor foi denunciado pela Promotoria de Justiça como leiloeiro “responsável pelos cancelamentos e suspensões dos procedimentos licitatórios” supostamente fraudados na Prefeitura de Dourados.

Em decisão expedida no dia 8 de novembro, o juiz José Domingues Filho, da 6ª Vara Cível de Dourados, determinou o afastamento de servidores públicos denunciados dos cargos públicos que ocupam, proibindo-os de exercer qualquer ato ou função inerentes a tais cargos, até o julgamento final da ação principal. Além disso, bloqueou os bens dos envolvidos para ressarcimento de prejuízo superior a R$ 25 milhões supostamente causado aos cofres públicos. (clique aqui para ler mais)

Porém, Heitor recorreu ao TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) sob alegação de que o próprio MPE, responsável pela acusação, não havia pedido o bloqueio de seus bens. Requereu ainda a possibilidade de voltar ao cargo efetivo no município, mediante atuação em alguma secretaria sem relação às denúncias da Operação Pregão.

Relator do recurso na 4ª Câmara Cível do TJ-MS, o desembargador Amaury da Silva Kuklinsk proferiu decisão monocrática na quarta-feira (28) por meio da qual concedeu parcial efeito suspensivo “para suspender tão somente a parte da decisão que decretou a indisponibilidade de bens do agravante”. “Entretanto, recebo somente no efeito devolutivo a parte que determinou seu afastamento do cargo”, ressalvou o julgador. 

Durante a Operação Pregão, além de João Fava Neto, ex-secretário municipal de Fazenda, também foram presos Anilton Garcia de Souza, ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação do município, a vereadora Denize Portollan de Moura Martins, ex-secretária de Educação, e Messias José da Silva, proprietário de empresa beneficiada com contratos milionários na Prefeitura de Dourados.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.