Dia “D” contará com 36 pontos de vacinação contra pólio e sarampo em Dourados

  • Assessoria/Prefeitura
Dourados recebeu 12 mil doses das vacinas e pretende imunizar 95% do público-alvo (Foto: A. Frota)
Dourados recebeu 12 mil doses das vacinas e pretende imunizar 95% do público-alvo (Foto: A. Frota)

Neste sábado (18) acontece o dia “D” de vacinação contra poliomielite e sarampo e, em Dourados, a população contará com 36 pontos de vacinação disponíveis. A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde, tem mobilizado pais e responsáveis para que não deixem de levar as crianças com idade de até cinco anos para receberem as doses.

Além das 35 unidades básicas de saúde do município, a vacinação no Dia D acontecerá também na Praça Antônio João.  Nas unidades de saúde o horário será das 7h às 17h (sem fechar para almoço) e na praça central das 8h às 13h.

A campanha acontece em todo o país, teve início no dia 6 e seguirá até o dia 31 de agosto. Dourados recebeu mais de 12 mil doses das vacinas e a meta da administração municipal é alcançar 95% do público-alvo.

De acordo com o Núcleo de Imunização, até esta quinta-feira (16), 18% do público-alvo procuraram as vacinas. Com o dia D é esperado que a procura aumente significativamente. A imunização é a forma de prevenção para que os casos das doenças não retornem.

Tanto a pólio quanto o sarampo podem levar à morte quando alcançam estágios graves. No caso da pólio, o vírus é considerado extinto do país desde meados de 1990, no entanto, outros países têm contado com casos e falta de cobertura vacinal pode fazer com que o vírus retorne para o Brasil.

Em relação ao sarampo, informações do Ministério da Saúde é que até terça-feira (14) haviam sido confirmados 910 casos no Amazonas. Roraima registrou 296 casos, sendo que 17 deles são residentes da Venezuela. Outros 101 casos estão sendo investigados naquele estado.

Seis pessoas morreram por sarampo nos dois estados este ano.

A mobilização em torno do dia D em Dourados conta com parceria da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e do Rotary Club, que tem na luta pela erradicação da pólio uma das iniciativas mais longas e importantes da sua trajetória.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.