Dia D de vacinação contra a gripe é neste sábado em Dourados

  • Assessoria/Prefeitura
Dia D de vacinação contra a gripe é neste sábado em Dourados

Este sábado (4) é o Dia D da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2019. Em Dourados, todas as 36 unidades de saúde do município terão equipes inteiramente disponíveis para realizar a vacinação dos grupos de risco elencados pelo Ministério da Saúde como prioritários.

A vacinação será feita das 8h às 17h e as equipes também prosseguirão com a atualização das carteiras vacinais de gestantes e crianças. De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, farmacêutico Emerson Eduardo Corrêa, a pessoa que tiver alguma pendência em relação às vacinas que devam tomar poderá receber a dose. “O importante é que as equipes estarão exclusivamente disponíveis para a vacinação nesta data”, diz.

Os grupos de risco são crianças e gestantes, mulheres que deram à luz muito recentemente, trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que cumpram medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Por determinação do Ministério da Saúde, a partir deste ano os profissionais das forças de segurança e salvamento passam a fazer parte do público-prioritário.

‘VACINÔMETRO’

Conforme o ‘Vacinômetro’, disponibilizado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (03) e que reúne dados da vacinação, a procura melhorou em Dourados nesta semana. A cobertura vacinal no município atingiu 26,15% nesta sexta, contra 17,98% registrados na segunda-feira (29/04). De uma população alvo de 76.629, foram aplicadas 20.035 doses da vacina. Vale ressaltar que os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde com a inserção dos grupos de forças de segurança e integrantes do sistema prisional e internos, saltando de 63 mil para 76 mil.

Gerente do Núcleo de Imunização, o enfermeiro Edvan Marcelo Morais Marques diz que é muito importante que as pessoas que pertençam a qualquer dos grupos de risco procurem uma unidade de saúde para receber a dose da vacina.

Para receber a vacina, as pessoas inclusas nos grupos prioritários devem procurar os postos de saúde, com documento de identificação, atestado para os portadores de doenças crônicas, e cartão de vacinação para gestantes ou crianças.

O Núcleo destaca que as vacinas trivalentes a serem utilizadas no Brasil, contêm três tipos de cepas de vírus e imunizam contra H1N1, H2N3 e Influenza B.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Glauce

    Glauce

    Nao atingirão a meta se continuarem a negar vacinas a quem não faz parte de grupos de risco... negaram vacinar meu filho de 13 anos que tem doença autoimune, mas se ele fosse um menor infrator cumprindo medida socioeducativa teria sido vacinado. Inversão de valores e descaso com o cidadão de bem.