Diretor do HU diz que baixos salários inibem os médicos a trabalharem em Dourados

Antônio Hidalgo de Lima diz que além de não atrair novos profissionais, HU está perdendo médicos

  • Alexandre Duarte

O diretor do HU (Hospital Universitário), disse na tarde desta terça-feira (13), durante reunião no Conselho Municipal de Saúde, que baixos salários são a causa da escassez de médicos em Dourados. Antônio Hidalgo de Lima explica que além de não atrair novos profissionais, o município está perdendo médicos.

“Mesmo aqueles que são concursados, funcionários federais, estão pedindo exoneração e assim o quadro de médicos do HU está ficando menor. Ninguém quer trabalhar por R$ 3.600, os médicos consideram isso pouco em razão da responsabilidade e dedicação que a função exige”, explicou.

Hidalgo disse também que uma das atuais dificuldades é em conseguir médicos especializados em proctologia. Outra área carente é a de nefrologia (relacionada aos rins), que além de ter poucos profissionais também sofre com a falta de equipamentos. “Temos uma paciente com uma obstrução renal, devido a um cálculo [popularmente conhecido como pedra no rim], mas não temos equipamento para resolver o problema”, complementou.

O representante do HU disse também que o hospital tem entre 180 e 200 vagas e que todas estão disponíveis exclusivamente para o SUS.