Délia Razuk diz que educação é começo de tudo, mas quer cancelar transporte escolar

As aulas voltam na semana que vem, e os alunos, até o momento, estão sem o transporte, o que está causando grande preocupação aos pais.

  • Karol Chicoski
Uma reunião foi realizada ontem (9) para discutir o assunto, mas nada foi resolvido. ((Foto: Divulgação))
Uma reunião foi realizada ontem (9) para discutir o assunto, mas nada foi resolvido. ((Foto: Divulgação))

Nesta semana a prefeita Délia Razuk (PR) visitou algumas escolas e Centros de Educação Infantil Municipal de Dourados (Ceims) para ver a situação das unidades e comentou que a preocupação é o bem-estar do aluno, que a educação é o seu foco principal, por entender que é o começo de tudo. Porém, aqueles alunos que não têm escola perto de casa e dependem do transporte escolar para ir em bairros distantes, podem perder o benefício. Conforme a assessoria da prefeitura, a linha exclusiva para os alunos geraria muito gasto e, que o município não tem condições de arcar.

Uma reunião foi realizada ontem (9) para discutir o assunto, mas nada foi resolvido. A prefeitura disse que vai tentar buscar acordo com o governo do Estado. Porém, as aulas voltam na semana que vem, e os alunos, até o momento, estão sem o transporte, o que está causando grande preocupação aos pais.

Preocupação dos pais

Os pais têm procurado o vereador Marçal Filho (PSDB), principalmente dos bairros Harrison de Figueiredo, Dioclécio Artuzi e Bonanza, que são as localidades que não têm escola. Eles dizem que estão extremamente preocupados, pois a distância é longa, além do cruzamento da rodovia ser perigoso.

Marçal disse que não concorda com a prefeitura e citou o artigo 208 da Constituição Federal: ‘O dever do Estado com a educação será efetivado mediante à garantia de atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares, material didático, transporte, alimentação e assistência à saúde’.

Marçal destacou que a constituição obrigada a prefeitura a dar condições aos alunos. ‘A obrigação do transporte, quando não há escola próxima das residências dos alunos é da prefeitura’, explicou.

Até o ano passado a prefeitura disponibilizava ônibus para os estudantes irem em escolas distantes, e perder a locomoção, prejudicará os alunos, pois muitos não têm como ir até o outro bairro, pela longa distância.  

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.