Domingo tem temperatura mais alta já registrada em Dourados neste ano

Além do calorão, umidade relativa do ar chegou ao segundo índice mais baixo desde que 2017 teve início

Termômetros indicam que este domingo teve maior temperatura do ano em Dourados (Foto: A. Frota)
Termômetros indicam que este domingo teve maior temperatura do ano em Dourados (Foto: A. Frota)

Dourados enfrentou neste domingo (10) a mais alta temperatura já registrada desde que 2017 teve início. De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, que monitora o clima do município através de uma estação meteorológica em atividade desde 1979, os termômetros apuraram máxima de 37.3°C  às 14h08. 

Conforme o banco de dados disponibilizado pelo Guia Clima, o maior calorão que Dourados havia tido nos primeiros dias deste ano, 37.1°C,  ocorreu às 14h de hoje. Antes, a mais elevada temperatura tinha sido apurada às 14h41 do dia 30 de agosto. Naquela data, uma quarta-feira, a máxima apurada na cidade atingiu 36.7ºC e superou os 36.6ºC das 15h18 de 10 de março.

Ainda de acordo com a Embrapa, a temperatura mínima registrada neste domingo em Dourados foi de 22.1ºC durante a madrugada, às 4h37. Sem registro de chuvas desde o dia 18 de agosto, a umidade relativa do ar que não passou dos 44% nas primeiras horas do dia despencou ao menor índice às 12h28, com 16%.

Definido como Estado de Alerta a partir de critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos à saúde humana de baixos índices de umidade relativa do ar, o índice atual está na categoria que é a segunda mais baixa de uma escala cujo mais crítico estágio refere-se a "Estado de Emergência", quando há registro menor do que 12%.

Desde o início deste ano, o menor índice de umidade relativa do ar apurado pela Embrapa Agropecuária Oeste foi de 15% às 15h10 do dia 6 de setembro.

"Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele", detalha informativo do Boletim Guia Clima da Embrapa.

*Matéria editada às 19h37 para atualização de informações. Houve necessidade de atualizar dados porque a temperatura máxima deste domingo bateu dois recordes consecutivos desde às 12h até 14h08.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.