Dourados abre na quarta-feira a V Semana Municipal da Adoção

Evento vai debater com participantes do Grupo de Apoio à Adoção, rede de proteção da criança e adolescente, e a comunidade local e acadêmica, temáticas ligadas à questão da adoção

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A V Semana Municipal da Adoção de Dourados começa na quarta-feira (18) e segue até o dia 25 de maio com o objetivo de debater com os participantes do Grupo de Apoio à Adoção, a rede de proteção da criança e adolescente, a comunidade local e acadêmica, temáticas ligadas à questão da adoção.

Saiba mais!

Realizado pelo Grupo de Apoio à Adoção de Dourados – GAAD – ACOLHER, o evento vale certificação e tem apoio do MPE-MS (Ministério Público Estadual), da Angaad (Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção), do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui por estudantes, profissionais, famílias acolhedoras, famílias participantes do Programa Pós-Adoção, pretendentes para adoção, participantes de grupo de apoio à adoção, entre outras pessoas interessadas.

No sábado (21), será realizada uma mesa redonda no anfiteatro da unidade I da UFGD, das 13h30 às 17h30. Com o tema “Do acolhimento à adoção: o direito de viver em família”, terá na condição de palestrantes o juiz Fernando Moreira Freitas da Silva, da comarca de Sidrolândia, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família, e o promotor Luiz Gustavo Camacho Terçariol, da 17ª Promotoria da Infância e da Juventude de Dourados.

Também serão realizadas rodas de conversa online, pelo Google Meet. Na segunda-feira (23), das 19h30 às 21h30, o tema “Mitos e preconceitos na adoção: racismo e homofobia”, terá as palestras de Peterson Rodrigues dos Santos, assistente social do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e presidente do Elo-Organização de Apoio à Adoção Porto Alegre, e de Rogério de Andrade, bacharel em Direito, Licenciado em Pedagogia, Doutor em Educação e em estágio de pós-doutorado pelo PPGEdu/FAED/UFGD- Bolsista Fundect.  

Na quarta-feira (25), também pelo Google Meet e das 19h30 às 21h30, a roda de conversa “Como falar com meu filho sobre sua origem” e ocorrerá após as palestras das escritoras Renata Pauliv de Souza Casanova, Hália Pauliv de Souza e Daniela Cristina Bottega, psicóloga Mestre em Psicologia (UFGD) e integrante da equipe técnica do Lar Ebenezer de Dourados.

De acordo com Giselle Ferreira, coordenadora do Lar Ebenezer, onde atualmente estão acolhidos 32 meninos e meninas com idade de 0 a 18 anos incompletos, a V Semana Municipal da Adoção de Dourados é de fundamental importância para por debater temas relevantes e discutir tabus relacionados aos principais gargalos da adoção, que envolve adolescentes e deficientes.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.