Dourados celebra 86 anos em alerta por calor excessivo e perigo de chuva intensa

Guia Clima emitiu alerta de muita atenção por riscos à saúde humana, considerando que o calor excessivo pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas

Além do calorão, Dourados também tem perigo potencial de chuvas intensas (Foto: Edemir Rodrigues/Divulgação/GovernoMS)
Além do calorão, Dourados também tem perigo potencial de chuvas intensas (Foto: Edemir Rodrigues/Divulgação/GovernoMS)

Dourados celebra nesta segunda-feira (20) o aniversário de 86 anos de emancipação político-administrativa com alertas climáticos de muita atenção por causa da alta temperatura e de perigo potencial de chuvas intensas.

Ao longo do dia, até agora a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste apurou temperatura mínima de 21.3ºC às 5h08 e máxima de 32.2ºC às 13h45. Pouco depois, às 13h30, a sensação térmica chegou a 32.4ºC.

Com esse calorão, o Guia Clima emitiu alerta de muita atenção por riscos à saúde humana, considerando que “o calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração”. “Além disso, pode causar fadiga, câimbra e esgotamento”, acrescenta.

Outro registro feito pela estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste aponta que a umidade relativa do ar despencou dos 79% apurados na madrugada, 1h05, para 41% no início da tarde, às 12h21.

Mas essa condição climática pode mudar porque segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município está em uma zona geográfica com alerta de perigo potencial de chuvas intensas pelo menos até o final da manhã de terça-feira (21).

Isso significa possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.