Dourados concentra mais de 50% dos casos de febre chikungunya em MS
Apesar do surto da doença apurado pelas autoridades sanitárias desde março, números de notificações e casos confirmados ficaram estáveis

Dourados concentra mais da metade de todas as confirmações de febre chikungunya em Mato Grosso do Sul neste ano. Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde revela que a maior cidade do interior registra 81 dos 157 casos autóctones da doença – quando ela é contraída no local e não importada de outros municípios - registrados em todo o território sul-mato-grossense desde o início de 2018.
Conforme os dados mais recentes das autoridades sanitárias, consolidados até quinta-feira (12), são 447 notificações em todo o Estado, em meio a uma população estimada em 2.587.267 moradores. Contudo, a incidência ainda é considerada baixa, por ser inferior a 100 casos por 100 mil habitantes.
Com 207.498 residentes, Dourados acumula 123 notificações. Só Campo Grande, onde vivem 832.350 pessoas, tem número maior de casos notificados (146). No entanto, enquanto a capital soma 66 confirmações da doença, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul totaliza 81.
SURTO
Os números douradenses ficaram estáveis no comparativo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado dia 4 de julho. Mas a cidade é a única com registro de surto de casos de febre chikungunya.
A exemplos de boletins epidemiológicos anteriores, o publicado sexta-feira (13) pela Secretaria de Estado de Saúde destaca que foi detectado surto no município Dourados (em bairro específico não revelado) a partir da semana epidemiológica 11 - compreendida entre os dias 11 e 17 de março - com casos confirmados.
“Foram encontrados focos na localidade e realizadas ações cabíveis; a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde continua monitorando a situação”, detalha a publicação.
OUTRAS DOENÇAS
Também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o Zika Vírus tem um único caso confirmado em Dourados desde o início de 2018. E a dengue consta com 84 notificações suspeitas no mesmo período.
Já a Influenza tem somente uma confirmação na cidade. Trata-se de caso de H1N1.