Dourados é a segunda cidade mais desonesta do Brasil segundo revista

A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul teve o segundo pior resultado em uma pesquisa nacional para medir a honestidade dos brasileiros. Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, só perdeu em 'desonestidade' para o Rio de Janeiro, entre seis municípios escolhidos para a experiência feita pela revista Seleções do Reader’s Digest.

A publicação, que circula em todo o mundo e é considerada um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos, escolheu seis cidades brasileiras para testar, de forma simples, o grau de honestidade dos moradores. Em cada localidade, 12 carteiras foram deixadas em locais públicos.

Dentro delas havia R$ 100 em dinheiro (uma nota de 50, duas de 20 e uma de 10), notas fiscais de estabelecimentos comerciais, bilhete de transporte público, foto de criança, cartões de lojas, além de um cartão de visita do suposto dono, com telefone fixo e celular.

Participaram desta edição seis cidades brasileiras, divididas em grande, médio e pequeno porte, sendo respectivamente: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Belém (PA), Bento Gonçalves (RS) e Dourados (MS).

Em Dourados, uma das representantes no segmento das cidades de pequeno porte, das cinco carteiras devolvidas, três foram retornadas por homens e as outras duas por mulheres.

“A intenção da pesquisa foi entender o comportamento do brasileiro, através da observação de cada pessoa que encontrasse uma das carteiras e de uma entrevista com aquelas que devolvessem", explica Raquel Zampil, editora da Seleções.

"Apesar de não se tratar de um teste científico, ele mostrou que as pessoas que entregaram a carteira encontrada entendem a honestidade como uma convicção pessoal, um atributo não negociável, adquirido principalmente pelo exemplo familiar”, ressalta.

De um total de 72 carteiras deixadas nas seis cidades, 39 foram devolvidas com dinheiro, equivalente a 54%, contra 33 não devolvidas. Das 39 carteiras devolvidas, 24 foram por homens, 12 por mulheres e 3 por casais.

No quesito idade, 33,5% das carteiras foram devolvidas por pessoas de até 25 anos, 33,5% por pessoas entre 26 anos e 40 anos, 26% por pessoas entre 41 anos e 60 anos e, finalmente, 7% por pessoas de mais de 61 anos.

A revista Seleções do Reader's Digest finalizou o levantamento em setembro. Dourados (MS) ficou na quinta colocação do ranking. De um total de 12 carteiras “perdidas”, apenas cinco foram devolvidas.