Dourados inicia hoje aplicação de dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes

  • Redação 94 FM
Foto: Assecom
Foto: Assecom

A Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (30) a aplicação da dose de reforço das vacinas contra covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos.

Na última sexta-feira o Ministério da Saúde divulgou nota ampliando o reforço da imunização para esse público. “Nós aguardávamos essa diretriz para vacinar o público abaixo de 18 anos com a terceira dose. É importante lembrar que os adolescentes devem ter sido vacinados com a segunda dose há pelo menos quatro meses”, explicou Edvan Marcelo Marques, chefe do Núcleo de Imunização.

As vacinas que serão utilizadas são a CoronaVac e a Pfizer, de acordo com a disponibilidade. “Hoje o Estado de Mato Grosso do Sul, consequentemente o município de Dourados, não dispõe de estoque do imunizante do laboratório Pfizer, logo vamos usar a Coronavac”, pontuou Marques.

A vacinação com dose de reforço também já está disponível para todos os adultos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. Já a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) é recomendada para quem tem ao menos 50 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Qualquer pessoa com 5 anos ou mais que não se vacinou com a primeira dose também pode receber a vacina contra a covid-19 nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde).

Imunossuprimidos

Pessoas com imunossupressão grave, com 12 anos ou mais, devem tomar a terceira dose da vacina oito semanas após a segunda dose, com intervalo mínimo de quatro semanas. Para isso, é necessário apresentar comprovação.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Sandra

    Sandra

    Aonde posso tomar a terceira dose da coronavac