Dourados inicia vacinação contra gripe, que tem 206 casos e uma morte em MS

Na primeira fase, a imunização terá enfoque no público-alvo composto por crianças com idade de seis meses a cinco anos, e gestantes

  • André Bento e Karol Chicoski
Primeira etapa da campanha prioriza crianças e mulheres grávidas (Foto: Agência Brasil)
Primeira etapa da campanha prioriza crianças e mulheres grávidas (Foto: Agência Brasil)

Iniciada em todo o Brasil no dia 10 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe começa somente nesta segunda-feira (15) em Dourados. Na primeira fase, a imunização terá enfoque no público-alvo composto por crianças com idade de seis meses a cinco anos, e gestantes. Em Mato Grosso do Sul, já foram confirmados 206 casos da doença, com uma morte desde o início do ano.

A 94FM apurou que as doses da vacina serão aplicadas exclusivamente nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas. Não haverá postos de vacinação volante. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas inclusas nos grupos prioritários devem procurar os postos de saúde da região em que residem, portando documento de identificação, atestado para os portadores de doenças crônicas e cartão de vacinação para gestantes ou crianças.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

E é justamente esse grupo, composto por mulheres grávidas e crianças com idade de seis meses a cinco anos, o primeiro alvo da campanha, de hoje até sexta-feira (15). A partir do dia 22 de abril, quando ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação da criança e da gestante, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, a imunização estará liberada para todos os grupos prioritários.

Em Dourados os grupos prioritários somam aproximadamente 79 mil pessoas, entre crianças, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde, indígenas, pessoas privadas de liberdade, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, além de professores de escolas públicas ou privadas.

INFLUENZA

As vacinas utilizadas nessa campanha protegem contra os vírus da gripe H1N1, H2N3 e Influenza B. Na quinta-feira (11), a Secretaria de Estado de Saúde informou que Mato Grosso do Sul registrou um óbito causado por influenza neste ano. Com dados consolidados até 9 de abril, o boletim epidemiológico revelou que houve 206 casos notificados da doença em 2019 no Estado.

Corumbá teve a única confirmação até agora, de H3N2, que provocou a morte de uma pessoa em janeiro. Mesmo sem revelar a identidade da vítima, indica que tinha sobrepeso e era usuária de entorpecentes, além de etilista (alcoólatra).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.