Dourados tem maior temperatura do ano

O maior calorão de 2019, contudo, foi sentido por quem mora ou estava de passagem por Dourados no dia 4 de janeiro

Temperatura máxima registrada nesta terça-feira chegou a 36.0ºC (Foto: Franz Mendes/Reprodução)
Temperatura máxima registrada nesta terça-feira chegou a 36.0ºC (Foto: Franz Mendes/Reprodução)

Essa terça-feira (22) foi marcada pela mais alta temperatura já registrada em Dourados desde que 2019 começou. De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, às 15h04 os termômetros indicaram 36.0ºC. A mínima do dia foi de 22.6ºC às 6h10. Contudo, a sensação térmica máxima foi ainda maior, com os 38.7ºC apurados às 13h45. 

Conforme o banco de dados do Boletim Guia Clima, atualizado pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, até agora a temperatura máxima do ano eram os 35.6ºC das 14h42 de 17 de janeiro quinta-feira passada. Naquela data, a sensação térmica atingiu 38.6ºC horas antes, às 12h30.

O maior calorão de 2019, contudo, foi sentido por quem mora ou estava de passagem por Dourados no dia 4 de janeiro. Embora a temperatura máxima daquele dia tenha ficado abaixo da de hoje, com 35.2ºC às 13h40, a sensação térmica beirou 40 graus pouco depois, com os 39.2ºC apurados às 14h15.

Todo esse calorão motivou alertas da Embrapa por ser classificado como de “muita atenção” numa escala de riscos à saúde humana. Entre 41,1ºC e 54ºC, a temperatura aparente é classificada como de “perigo” e acima de 54ºC “perigo extremo”.

“O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração”, detalha a Embrapa Agropecuária Oeste, que informa medir a sensação térmica pela Temperatura Aparente ou índice de calor “devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar”. “O nível de risco à saúde humana é avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos”, pontua.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.