Dourados melhora na avaliação de risco do Prosseguir vigente de 10 a 23 de junho

Com município na bandeira vermelha, Programa prevê autorização de funcionamento para atividades essenciais e não-essenciais de baixo risco

Novo mapa de risco de contágio pela Covid-19 indica que Dourados agora vai para bandeira vermelha (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Novo mapa de risco de contágio pela Covid-19 indica que Dourados agora vai para bandeira vermelha (Foto: Divulgação/Prefeitura)

O novo mapa elaborado pelo Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) do Governo de Mato Grosso do Sul para direcionar as ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus de 10 a 23 de junho mostra que Dourados obteve uma pequena melhora e saiu da bandeira cinza para a vermelha.

Quando esse documento obtido pela 94FM for publicado pelas autoridades estaduais, o município passará do grau de risco de contágio pela Covid-19 extremo para alto. Foi a classificação anterior que culminou no Decreto nº 400, de 28 de maio de 2021, através do qual o prefeito Alan Guedes (PP) estabeleceu lockdown por 14 dias, vigente até o próximo sábado (12).

Na bandeira vermelha, o Prosseguir recomenda restrições mais brandas, autorizando o funcionamento não só das atividades essenciais, mas também das não-essenciais de baixo risco: representação comercial de todos os tipos; serviços de ambulantes; profissionais liberais não especificados em outras classificações; e hotéis, motéis, albergues, hostel, apart-hotel e outros alojamentos.

Além disso, é recomendado para os próximos 15 dias a definição para todos os setores em funcionamento que façam adesão e implementação de protocolos de biossegurança em suas atividades.

Também é feita a orientação para que seja implementado toque de recolher conforme observado no Decreto Estadual nº 15.644, de 31 de março de 2021, que veda a circulação de pessoas e veículos das 21h às 5h para municípios na bandeira vermelha.

Aglomerações seguem vedadas, como uma das formas de evitar a propagação do novo coronavírus, doença com 33.674 diagnósticos em Dourados, dos quais 551 resultaram em óbitos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Maristela Bento de Sousa

    Maristela Bento de Sousa

    Uma pequena melhora
    Mas todos devem colaborar para não voltarmos a essa situação grave q estamos vivsndo