Dourados recebe Mutirão de Conciliação do DPVAT pela segunda vez

  • Assessoria/TJ-MS

Começou nesta segunda-feira (19) o sétimo trajeto do mutirão de conciliação dos processos do seguro DPVAT em Mato Grosso do Sul, que ocorre pela segunda vez na comarca de Dourados. Para este trajeto foram pautadas 382 audiências que serão realizadas nas dependências do Fórum da comarca até o dia 23 de junho. A ação conciliatória ocorre em todas as regiões do Estado, com 15 trajetos programados até o mês de dezembro.

Inédita em todo o país, esta é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMS – Conciliação, sob a coordenação do Des. Vladimir Abreu da Silva, que vê as formas de autocomposição de conflitos como o melhor caminho a ser seguido.

A comarca de Dourados foi a primeira a receber o Mutirão do DPVAT no ano de 2017. Naquele primeiro trajeto foram pautados 236 processos que passaram por audiências conciliatórias durante cinco dias.

As audiências conciliatórias são realizadas no Fórum de cada comarca ou em local destinado para a ação, nos horários matutino e vespertino. Antes de cada audiência, a parte, vítima de acidente, que não tenha prova pericial, passa por perícia médica com profissional nomeado judicialmente. O exame médico é realizado nas dependências do Fórum e o laudo emitido imediatamente. Com base neste documento, é possível graduar as lesões e quantificar a indenização que a vítima do acidente automobilístico tem direito a receber.

Os processos integrantes do mutirão têm suspensos os trâmites processuais até a realização dos trabalhos. As conciliações são realizadas pelos servidores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, devidamente capacitados para a ação, e o evento será coordenado pelo juiz de cada processo.

Conheça os próximos trajetos do mutirão de conciliação dos processos do seguro DPVAT em MS:

- Trajeto 8: Itaporã, Rio Brilhante, Maracaju e Sidrolândia (21 a 23/06)

- Trajeto 9: Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Cassilândia, Inocência, Paranaíba e Aparecida do Taboado (03 a 07/07)

- Trajeto 10: Campo Grande (17 a 28/07)

- Trajeto 11: Nova Alvorada do Sul, Bataguassu, Anaurilândia, Bataiporã, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Deodápolis, Glória de Dourados e Fátima do Sul (21 a 25/08)

- Trajeto 12: Nioaque, Jardim, Bela Vista e Porto Murtinho (11 a 15/09)

- Trajeto 13: Dourados (23 a 31/10); Trajeto 14: Campo Grande (20/11 a 01/12)

- Trajeto 15: Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Sonora, Pedro Gomes e Bandeirantes (04 a 07/12)

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.