Dourados registra quinta captação de órgãos neste ano
O doador é um adolescente de 16 anos, que teve morte encefálica. No total, seis pessoas serão beneficiadas com os órgãos.

Mais uma captação de órgãos foi realizada no Hospital da Vida de Dourados no final da tarde de ontem (23). É o quinto procedimento que acontece no município neste ano. O doador é um adolescente de 16 anos, que teve morte encefálica.
No total, seis pessoas serão beneficiadas com um coração, que será destinado a um paciente de Brasília, onde vive também outro paciente que receberá o fígado, dois rins para pacientes em São Paulo e as córneas, também duas pessoas, em Campo Grande. A captação teve início às 17h desta e durou cerca de quatro horas.
De acordo com informações da administração municipal, depois de constatada a morte encefálica do adolescente, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), que acompanhou todo o trabalho, entrou em contato com os familiares, que permitiram a ação dentro do entendimento de salvar outras vidas.
A gerente do Hospital da Vida, Danyelle Radaelli de Assis Serapião, disse que a família do adolescente comentou que há algum tempo um familiar recebeu uma córnea e obteve diferencial na saúde.
“A família autorizou a captação e deu exemplo próximo de como essa atitude pode ser importante. Temos muito a agradecer por essa sensibilidade, mesmo diante de um momento tão difícil. Cada vez mais as famílias têm se conscientizado sobre doação de órgãos em Dourados e isso é muito importante, em prol da vida”, explicou ela.
Os direcionamentos dos órgãos acontecem conforme ranking nacional de fila de espera por órgãos e compatibilidade constatada. Os processos pela Central Estadual de Transplantes e pela Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO).
O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), a UTI Intensicare, a Guarda Municipal e Força Aérea Brasileira (FAB) foram parceiros da captação.