Dourados registra quinta captação de órgãos neste ano

O doador é um adolescente de 16 anos, que teve morte encefálica. No total, seis pessoas serão beneficiadas com os órgãos.

  • Karol Chicoski
Equipe responsável pela captação de órgãos no Hospital da Vida de Dourados - Foto: A. Frota
Equipe responsável pela captação de órgãos no Hospital da Vida de Dourados - Foto: A. Frota

Mais uma captação de órgãos foi realizada no Hospital da Vida de Dourados no final da tarde de ontem (23). É o quinto procedimento que acontece no município neste ano. O doador é um adolescente de 16 anos, que teve  morte encefálica. 

No total, seis pessoas serão beneficiadas com um coração, que será destinado a um paciente de Brasília, onde vive também outro paciente que receberá o fígado, dois rins para pacientes em São Paulo e as córneas, também duas pessoas, em Campo Grande. A captação teve início às 17h desta e durou cerca de quatro horas.

De acordo com informações da administração municipal, depois de constatada a morte encefálica do adolescente, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), que acompanhou todo o trabalho, entrou em contato com os familiares, que permitiram a ação dentro do entendimento de salvar outras vidas.

A gerente do Hospital da Vida, Danyelle Radaelli de Assis Serapião, disse que a família do adolescente comentou que há algum tempo um familiar recebeu uma córnea e obteve diferencial na saúde.

“A família autorizou a captação e deu exemplo próximo de como essa atitude pode ser importante. Temos muito a agradecer por essa sensibilidade, mesmo diante de um momento tão difícil. Cada vez mais as famílias têm se conscientizado sobre doação de órgãos em Dourados e isso é muito importante, em prol da vida”, explicou ela.

Os direcionamentos dos órgãos acontecem conforme ranking nacional de fila de espera por órgãos e compatibilidade constatada. Os processos pela Central Estadual de Transplantes e pela Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO).  

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), a UTI Intensicare, a Guarda Municipal e Força Aérea Brasileira (FAB) foram parceiros da captação.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.