Dourados tem 15 casos confirmados de dengue nos primeiros sete meses do ano, diz Vigilância

Em relação à chikungunya, foram 28 notificações na cidade, com dois casos positivos.

  • Karol Chicoski
Até o momento não teve nenhuma confirmação do vírus da zika neste ano; (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Até o momento não teve nenhuma confirmação do vírus da zika neste ano; (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Dos 120 casos de dengue notificados em Dourados, de janeiro a julho deste ano, 15 foram confirmados, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde.

Ainda conforme a Vigilância, em relação à chikungunya, foram 28 notificações na cidade, com dois casos positivos. Até o momento não teve nenhuma confirmação do vírus da zika neste ano.

Os dados apontam ainda uma redução significativa de notificações da doença em relação ao ano passado. Somente na primeira semana de janeiro de 2016, a cidade registrou 270 suspeitas.

Ainda de acordo com os dados do ano passado, no total, foram 5.124 casos suspeitos de dengue, resultando em 3.620 situações confirmadas da doença. Dos casos, três levaram à morte do paciente.

Apesar da redução de notificações da doença, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, é importante que a população tenha consciência, realizando a limpeza dos locais para não acumular água e ligando para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no telefone 3411-7753 para informar sobre os focos encontrados.

Multas

Se for encontrado foco em algum local, o proprietário será multado, seja em residências, terrenos baldios ou em comércios.

Para evitar a dengue

Para evitar a dengue e outras doenças, é preciso ter cuidado com a higiene, mantendo os quintais limpos, piscinas tratadas, limpeza das calhas, limpeza nos bebedouros de animais ou qualquer outro objeto que possa acumular água.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.