Dourados tem 85 casos de Chikungunya

Município concentra mais da metade de todas as confirmações da doença em Mato Grosso do Sul neste ano

Dourados tem mais da metade dos casos de Chikungunya registrados no Estado (Foto: A. Frota)
Dourados tem mais da metade dos casos de Chikungunya registrados no Estado (Foto: A. Frota)

Dourados contabiliza desde o início deste ano 85 casos autóctones – contraídos no próprio município - confirmados de febre Chikungunya. Conforme o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul concentra mais da metade de todos os registros estaduais da doença. 

De acordo com o documento publicado quarta-feira (3), foi detectado surto de chikungunya (em bairro específico não revelado) a partir da semana epidemiológica 11 - compreendida entre os dias 11 e 17 de março - com casos confirmados. “Foram encontrados focos na localidade e realizadas ações cabíveis; a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde continua monitorando a situação”, detalham as autoridades sanitárias do Estado.

Ainda segundo o boletim epidemiológico, houve 143 notificações suspeitas da doença no município. Em todo o Mato Grosso do Sul, são 556 casos notificados e 167 confirmados. Além dos 85 douradenses, constam 67 confirmações em Campo Grande, três em Corumbá, dois em Rio Verde de Mato Grosso, dois em Três Lagoas, dois em Ponta Porã, um em Iguatemi, um em Angélica, um em Ivinhema, um em Camapuã, um em Sonora, e um em Porto Murtinho.

Também de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Dourados teve 118 notificações suspeitas de dengue e nenhum caso confirmado da doença. No caso do Zika Vírus, consta apenas uma notificação no município, que tem ainda uma confirmação de H1N1, que levou à morte um idoso residente Vila Cachoeirinha. Em todo o Estado, a Influenza já matou 30 pessoas este ano. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.