Dourados tem nova notificação de febre chikungunya e mantém 83 confirmações
Boletim Epidemiológico divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que município concentram mais da metade de todos os casos registrados em MS

O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta quinta-feira (9) com dados consolidados até ontem, revela que Dourados registrou mais uma notificação suspeita de febre chikungunya desde a semana passada. O município tem 83 casos confirmados da doença e lidera o ranking estadual, com mais da metade de todas a confirmações registradas em Mato Grosso do Sul.
Conforme esse documento, das 488 notificações em território sul-mato-grossense, 129 foram em terras douradenses. A maior cidade do interior do Estado concentra 83 casos autóctones – quando a doença é contraída na localidade e não importada de outras regiões. Campo Grande (70), Corumbá (3), Rio Verde de Mato Grosso (2), Camapuã (1), Porto Murtinho (1), Ponta Porã (2), Iguatemi (1) e Sonora (1) completam a lista.
Dourados teve detectado surto de chikungunya (em bairro específico não revelado) a partir da semana epidemiológica 11 - compreendida entre os dias 11 e 17 de março - com casos confirmados. “Foram encontrados focos na localidade e realizadas ações cabíveis; a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde continua monitorando a situação”, detalha o boletim divulgado hoje.
Também nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde revelou que Mato Grosso do Sul tem 42 casos confirmados de vírus zika, um deles em Dourados. Na capital são 30, além de 1 em Aquidauana, 1 em Aral Moreira, 1 em Glória de Dourados, 1 em Ponta Porã, 6 em Rio Verde de Mato Grosso e 1 em Sonora.
Quanto à Influenza, que já matou 26 pessoas no Estado este ano, Dourados tem um óbito confirmado, por gripe H1N1. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a vítima é um idoso e morava na Vila Cachoeirinha.
A Dengue tem 86 notificações suspeitas em Dourados.