Dourados tem nova notificação de febre chikungunya e mantém 83 confirmações

Boletim Epidemiológico divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que município concentram mais da metade de todos os casos registrados em MS

Dourados concentra mais da metade dos casos da doença registrados no Estado (Foto: André Bento)
Dourados concentra mais da metade dos casos da doença registrados no Estado (Foto: André Bento)

O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta quinta-feira (9) com dados consolidados até ontem, revela que Dourados registrou mais uma notificação suspeita de febre chikungunya desde a semana passada. O município tem 83 casos confirmados da doença e lidera o ranking estadual, com mais da metade de todas a confirmações registradas em Mato Grosso do Sul. 

Conforme esse documento, das 488 notificações em território sul-mato-grossense, 129 foram em terras douradenses. A maior cidade do interior do Estado concentra 83 casos autóctones – quando a doença é contraída na localidade e não importada de outras regiões. Campo Grande (70), Corumbá (3), Rio Verde de Mato Grosso (2), Camapuã (1), Porto Murtinho (1), Ponta Porã (2), Iguatemi (1) e Sonora (1) completam a lista.

Dourados teve detectado surto de chikungunya (em bairro específico não revelado) a partir da semana epidemiológica 11 - compreendida entre os dias 11 e 17 de março - com casos confirmados. “Foram encontrados focos na localidade e realizadas ações cabíveis; a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde continua monitorando a situação”, detalha o boletim divulgado hoje.

Também nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde revelou que Mato Grosso do Sul tem 42 casos confirmados de vírus zika, um deles em Dourados. Na capital são 30, além de 1 em Aquidauana, 1 em Aral Moreira, 1 em Glória de Dourados, 1 em Ponta Porã, 6 em Rio Verde de Mato Grosso e 1 em Sonora.

Quanto à Influenza, que já matou 26 pessoas no Estado este ano, Dourados tem um óbito confirmado, por gripe H1N1. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a vítima é um idoso e morava na Vila Cachoeirinha.

A Dengue tem 86 notificações suspeitas em Dourados.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.