Dourados tem quase 10 mil eleitores que podem perder chance de votar em 2024

TRE-MS indica que eleitores estão com inscrição eleitoral cancelada em decorrência de não comparecimento às revisões eleitorais realizadas em 2019 e 2020

Eleitores devem regularizar situação (Foto: André Bento/Arquivo)
Eleitores devem regularizar situação (Foto: André Bento/Arquivo)

Levantamento do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul revela que 9.860 eleitores residentes em Dourados podem perder a chance de votar nas eleições municipais de 2024 porque estão com inscrição eleitoral cancelada em decorrência de não comparecimento às revisões eleitorais realizadas em 2019 e 2020.

Segundo a Corte, essas pessoas puderam votar nos pleitos de 2020 e de 2022 por mera liberalidade do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), “todavia, ficarão impedidos de votar nas eleições municipais de 2024, se não promoverem a regularização de sua situação eleitoral até o próximo fechamento do cadastro eleitoral (dia 8.5.2024)”.

Em 28 municípios sul-mato-grossenses, são 36.528 eleitores nessa mesma situação.


Para resolver essa situação, a Justiça Eleitoral conclamou todo eleitor que se encontra com inscrição eleitoral cancelada em decorrência de não comparecimento às revisões eleitorais realizadas em 2019 e 2020 a comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento para reativar o título eleitoral.

Para isso deverá verificar a situação do título eleitoral consultando no site do Tribunal www.tre-ms.jus.br no link "Serviços" clicando em "Situação Eleitoral" e usando a câmera do celular para a leitura do QR Code disponível, que o direcionará para o link "Situação Eleitoral". Posteriormente, deverá comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento.

“Não deixe para a última hora, regularize sua situação imediatamente! Eleitor, o seu voto é importante e decisivo para a nossa Democracia!”, pontua o TRE-MS.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.