Dourados tem dias mais quentes do ano

Nesta semana, Embrapa Agropecuária Oeste apurou sensação térmica de quase 40 graus em duas datas seguidas na maior cidade do interior do Estado

Sensação térmica beirou 40 graus pelo segundo dia seguido nesta semana em Dourados (Foto: Franz Mendes)
Sensação térmica beirou 40 graus pelo segundo dia seguido nesta semana em Dourados (Foto: Franz Mendes)

O calorão está demais. Isso não é novidade para quem mora ou está de passagem por Dourados. E os dados da Embrapa Agropecuária Oeste confirmam que esta é, até agora, a semana mais quente na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul desde que 2018 começou . A exemplo do que ocorreu ontem (13), nesta quarta-feira (14) a sensação térmica voltou a beirar os temidos 40 graus. 

Com base nas leituras da estação meteorológica em atividade desde 1979 no município, o Boletim Guia Clima revela que às 13h15 de hoje a temperatura aparente atingiu 39.9ºC em Dourados, mesmo índice apurado às 13h45 de ontem. Esses índices extremos apurados nos dois dias recentes superaram os mais elevados até então neste ano, 39.6ºC em 24 de janeiro.

Desde segunda-feira (12) o calorão castiga quem mora ou está de passagem por Dourados. Naquele dia, a sensação térmica já havia chegado a 38.1ºC às 12h. Nesta quarta-feira com quase 40 graus de temperatura aparente, a máxima registrada pelos termômetros foi de 34.7ºC às 13h07 e a mínima de 23.9ºC às 4h51. Já a umidade relativa do ar variou entre 96% às 3h10 e 47% às 13h42.

“A sensação térmica é identificada com uma temperatura, mas não se mede em um termômetro. Ela é calculada por uma fórmula”, explica o Portal Climatempo. “O nível de umidade do ar pode alterar a sensação de calor e de frio no nosso corpo. De forma geral, o ar muito úmido aumenta a sensação de calor e de frio. Num dia frio, nublado, sem a presença do sol, a sensação térmica será de temperatura mais baixa do que os termômetros realmente estão marcando. Já num dia quente, úmido, mesmo sem muito sol, a sensação é de que está fazendo mais calor. O vento é outro fator que altera muito a temperatura que o nosso corpo sente. O vento aumenta a sensação de frio, mas refresca no calor”, acrescenta.

O índice registrado às 13h15 de hoje, 39.9ºC, é classificado como nível de “Muita Atenção”, conforme detalha a Embrapa Agropecuária Oeste no Guia Clima. “O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal estar, inquietações e perda de concentração. Além disso, pode causar fadiga, câimbra e esgotamento. Neste site a sensação térmica devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar é medida pela Temperatura Aparente ou índice de calor. O nível de risco à saúde humana é avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos”, esclarece.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.