Dourados teve abril mais quente e seco do que a média histórica, revela Embrapa

Escrito pelo agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz, Boletim Guia Clima leva em consideração dados apurados ao longo de quase 40 anos de monitoramento climático na região

Com pouca chuva, abril também foi mais quente em Dourados (Foto: Franz Mendes)
Com pouca chuva, abril também foi mais quente em Dourados (Foto: Franz Mendes)

Boletim Guia Clima divulgado nesta sexta-feira (3) pela Embrapa Agropecuária Oeste revela que abril de 2019 foi mais quente e seco do que a média histórica em Dourados. Dados apurados pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município aponta que o índice pluviométrico alcançou somente 45% do esperado e a temperatura média quase um grau superior a habitual. 

Leia também:
-Sistema indica que inverno deste ano será menos frio e sem geada em Dourados

Escrito pelo agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz, o boletim leva em consideração dados apurados ao longo de quase 40 anos de monitoramento climático na região. Segundo ele, “apesar de estarmos sob influência do fenômeno El Niño, de fraca intensidade, a chuva em Dourados foi de apenas 50 mm em abril de 2019, 45% da média histórica do mês, 110 mm”.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste acrescenta que houve somente seis dias chuvosos e a maior chuva ocorreu em 21 de abril, 28 milímetros. Antes, porém, foi registrada estiagem que perdurou entre os dias 6 e 20,

Contudo, na região outros municípios tiveram bem mais chuva. “Bela Vista (201 mm), Ponta Porã (139 mm), Juti (127 mm), Jardim (113 mm), Sete Quedas (96 mm), Campo Grande (92 mm), Rio Brilhante (81 mm), Ivinhema (62 mm) e Maracaju (53 mm)”, detalhou.

CALOR

O Boletim Guia Clima mostra também que, além de seco, abril de 2019 foi mais quente do que o normal em Dourados. “Assim como ocorreu em março, abril de 2019 também foi quente. A temperatura média em Dourados foi 23.9°C, quase um grau superior à média histórica do mês, 23,1°C. A média das máximas foi 30,1°C, aproximadamente meio grau superior à normal, 29,7°C”, pontua Fietz.

Ainda de acordo com o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, em 18 dias as máximas superaram 30°C, atingindo 33,8°C em 20 de abril. “A média das mínimas foi 19,46°C, mais de um grau superior à média do mês, 18,1°C. Não houve registro de temperaturas inferiores a 10°C e a mínima em Dourados foi 14,3°C, em 8 de abril”.

Na região sul de Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima foi 35,0°C em Rio Brilhante, em 20 de abril. O agrometeorologista pontua um “fato interessante”: “também foi registrada em Rio Brilhante a temperatura mínima na região,13,2°C, em 8 de abril”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.