Dourados teve temperaturas mais baixas deste ano registradas sábado e domingo

No Dia das Mães, mínima de 11.7ºC registrada às 6h18 pela Embrapa Agropecuária Oeste foi a menor no município desde que 2018 teve início

Dia das Mães teve a menor temperatura deste ano em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Dia das Mães teve a menor temperatura deste ano em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

As mais baixas temperaturas registradas neste ano em Dourados ocorreram nas manhãs de sábado (12) e domingo (13). Dados da Embrapa Agropecuária Oeste revelam que no Dia das Mães, a mínima foi de 11.7ºC às 6h18. Desde que 2018 teve início, os termômetros ainda não haviam registrado índices tão baixos na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. 

No sábado, foram apurados 13.4ºC às 5h15. Essa queda acentuada de temperatura ocorreu justamente após a chuva de 36.1 milímetros que na sexta-feira (11) deu fim à estiagem que perdurava no município desde o dia 21 de abril, quando a precipitação pluviométrica foi de apenas 2.8 milímetros.

SEMANA COM CHUVA

Também conforme o Boletim Guia Clima da Embrapa, as temperaturas máximas registradas neste final de semana sequer chegaram a 30 graus. No sábado, os termômetros tiveram seu mais elevado índice às 14h32, com 23.6ºC. Já no domingo houve 26.2ºC às 14h15. Nesta segunda-feira (14), a variação apurada até a publicação desta matéria era de 14.9ºC durante a madrugada, às 3h25, e 28.9ºC no início da tarde, às 13h15.

De acordo com o Portal Climatempo, há 60% de probabilidade de chover 3 milímetros hoje, percentual que sobe a 80% para 4 milímetros na terça-feira (15), 80% para 9 milímetros na quarta-feira (16), 80% para 2 milímetros na quinta-feira (17) e cai a 75% para 8 milímetros na sexta-feira (18). Nestas datas, as mínimas devem sempre estar acima de 20 graus e as máximas só passam de 30 graus no dia 17.

JUNHO FRIO

Um cálculo desenvolvido pela Embrapa Agropecuária Oeste para previsão de geadas na região Sul do Estado em função dos riscos que esses fenômenos climáticos causam para a agricultura, especialmente à safra de milho, indica que as temperaturas mínimas de junho podem ser de 5 graus ou até menos em Dourados. 

Conforme revelado pela 94FM ainda em março, os pesquisadores de Agrometeorologia da Embrapa, Danilton Luiz Flumignan, Éder Comunello e Carlos Ricardo Fietz, além da mestranda em Agronomia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Rafaela Silva Santana, afirmaram em artigo assinado conjuntamente que as mínimas de junho tendem a ser de 5ºC, mas podem ser ainda menores por causa da margem de erro do sistema que desenvolveram.

INVERNO DENTRO DA NORMALIDADE

Em recente nota divulgada para desmentir boatos que apontam este como o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos no Brasil, o diretor do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), Francisco de Assis Diniz, garantiu que o frio desse ano deverá seguir a normalidade no país.

Além de garantir que “tal informação não procede, pois, não possui qualquer fundamento técnico/científico, nenhuma base de estudo de pesquisa climatológica ou de previsão climática”, o INMET comunicou “que a grande maioria dos modelos de previsão de temperaturas para o inverno de 2018 indicam que teremos condições dentro da normalidade, com algumas ondas de frio que devem atingir até a parte sul da Região Norte do Brasil”.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.