Educadores acusam prefeitura de destruir livros da biblioteca municipal

Fechada desde maio para reforma sem prazo, primeira biblioteca municipal está abandonada

Livros didáticos e de literatura descartados (Assessoria/Simted)
Livros didáticos e de literatura descartados (Assessoria/Simted)

Uma denúncia feita nesta terça-feira (10) pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) indica que a prefeitura está a promover a destruição de livros da biblioteca municipal. No site da entidade foram publicadas fotos que mostram obras literárias pertencentes ao município jogadas no espaço para materiais recicláveis da Agecold, a Associação dos Agentes Ecológicos.

“O descarte foi descoberto por uma das diretoras do Simted, professora Adélia Garcia Martins, que foi ao local ontem (9) no final da tarde para doar alguns livros para uma biblioteca comunitária que anteriormente existia no local, quando foi surpreendida, não apenas porque a biblioteca montada pelos catadores havia sido desativada, como também lá estavam os livros da biblioteca municipal para serem reciclados”, informa o sindicato.

Conforme a denúncia, enciclopédias, coleções de livros didáticos, revistas, livros de literatura de diversos autores renomados da literatura brasileira, como Monteiro Lobado, Graciliano Ramos e vários outros foram simplesmente descartados pela administração municipal. O acervo, no entanto, é fruto inclusive de doações feitas para gestões anteriores a atual, comandada pelo prefeito Murilo Zauith (PSB).

Revolta

“Segundo informações passadas por funcionários do local, a justificativa para o descarte é que estes livros não são mais necessários por vários motivos, inclusive por conta da internet que disponibiliza as mesmas obras na íntegra em documentos para download”, informou o Simted, que destaca a revolta da educadora que flagrou o descarte dos materiais.

“Isso me causou revolta, uma vez que eu como diretora sindical, professora aposentada e ex-diretora de escola, conheço as dificuldades enfrentadas pelas Unidades Escolares com a falta de material de pesquisa, de literatura e livros didáticos, que em muitos casos faltam aos alunos”, disse Adélia, que chegou a recolher alguns exemplares “na tentativa de salvar alguns livros de literatura de autores renomados nacionalmente e regionalmente”.

Biblioteca municipal

94 FM
Biblioteca Municipal Vicente de Carvalho foi fechada em maio deste ano pela prefeitura

O material descartado pela administração municipal é parte do acervo da Biblioteca Vicente de Carvalho, a primeira biblioteca municipal de Dourados. Localizada na Praça Mário Corrêa, onde existe o terminal de transbordo, está fechada desde maio deste ano a espera da reforma prometida pelo prefeito.

Embora prometida inclusive numa faixa instalada na entrada da biblioteca, a reforma do espaço não tem sequer prazo para que ocorra. Enquanto isso, o histórico espaço inaugurado no dia 19 de dezembro de 1969 segue em avançado e contínuo processo de deterioração. Isso ficou claro em vídeo e fotos recebidos pela 94 FM através do WhatsApp 9972-9494, do canal Você na Redação.

Sem história

Enviadas também nesta terça por um leitor e ouvinte da 94 FM, as imagens mostram que a reforma da biblioteca não passa de promessa. Somadas a denúncia do Simted e o desabafo do leitor, fica claro que a gestão Zauith tem deixado se perder parte importante da história de Dourados justamente quando o município está prestes a completar 80 anos.

Como já havia sido noticiado pela 94 FM ainda em abril deste ano, a Semed (Secretaria Municipal de Educação), através da bibliotecária Rose Liston, informou que a biblioteca seria fechada para uma reforma com início previsto no segundo semestre de 2015. Ainda segundo ela, o acervo literário do espaço poderia ser guardado na própria Secretaria de Educação ou na biblioteca comunitária à época planejada para o Parque das Nações I – que também não passou de promessa.

Assista ao vídeo que mostra a situação da Biblioteca Vicente de Carvalho:

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.