Educadores de Dourados escolhem nova diretoria do Simted na quinta

Eleição suplementar tem por objetivo devolver ao sindicato o pleno poder de ação em defesa da categoria

Eliza Romero e Gleice Jane Barbosa visitaram a 94 FM nesta segunda-feira (André Bento)
Eliza Romero e Gleice Jane Barbosa visitaram a 94 FM nesta segunda-feira (André Bento)

Na próxima quinta-feira (26) o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) elege a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal para um mandato de dois anos. A eleição suplementar acontece depois que a chapa eleita no pleito anterior, realizado há mais de ano, foi impedida de tomar posse pela Justiça em decorrência de disputas internas.

No entanto, a exemplo do que ocorreu em 2014, a Chapa Compromisso e Luta, eleita e impedida de tomar posse, foi a única a registrar-se para a disputa deste ano. Liderado pela professora Gleice Jane Barbosa, que ocupava a vice-presidência da entidade na gestão anterior e atual candidata à presidência da Diretoria, o grupo pretende devolver ao Simted a capacidade plena de lutar pela categoria.

Eleição diferente

“Essa é uma eleição diferente, porque não estamos apenas escolhendo uma alternativa política para o sindicato. Estamos definindo a vida do sindicato, que precisa funcionar. Precisamos disso para garantir direitos futuros. Os desafios são grandes. Precisamos da entidade funcionando para organizar e manter a luta. Vai além de defender interesses políticos de uma chapa, aqui está em jogo defender os interesses da categoria”, ressaltou Gleice em visita à 94 FM na tarde desta segunda-feira (23).

Há mais de um ano o Simted tem uma junta governativa no comando, o que limita a atuação da entidade, conforme a professora Eliza Romero, que concorre como membro da Secretaria de Saúde do(a) Trabalhador(a) do sindicato. “Precisamos colocar o sindicato para funcionar na sua integralidade, porque hoje há um funcionamento parcial. Temos pautas imensas e um quadro sindical muito grande para defender”, destaca.

Filiados

Dos mais de 2 mil educadores filiados ao Simted, quase 1,8 mil estão aptos a votar. Para ser eleita, a chapa concorrente precisa ter mais de 50% dos votos válidos. Na quinta-feira (26), dia da eleição, será possível votar na própria sede do sindicato, na Rua Maria da Glória, número 670, na Vila Industrial, ou nas urnas itinerantes que vão percorrer as unidades educacionais.

“Nossa expectativa é boa, já que todo esse processo nos aproximou da categoria, sempre muito ativa e participativa em Dourados e que necessita de um sindicato atuante”, pontua a professora Eliza, que espera uma participação acima dos 60% apurada na eleição passada.

Participação

Para a professora Gleice, é fundamental a intensa participação dos sindicalistas. “Precisamos do sindicato plenamente atuante para mantermos direitos. O assédio moral é crescente na rede municipal, já que o sindicato ficou fragilizado. E essa política de judicialização dos sindicatos tem sido uma constante no Brasil inteiro”, ponderou.

Após a eleição suplementar agendada para esta quinta, a posse está marcada para o dia 30 de novembro e o mandato da chapa eleita prossegue até o dia 31 de janeiro de 2018.

Confira a composição das chapas para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal:

Chapa 01 Compromisso e Luta, com os seguintes integrantes: Para DIREÇÃO GERAL, Presidente – Gleice Jane Barbosa; Vice-Presidente – Juliano Meneghetti Mazzini; Secretaria Geral  - Sirléia de Fátima Marcomini; Secretaria Adjunta – Neide Augusto Pereira Guedes; Secretaria de Finanças – José Carlos Brumatti; Secretaria de Administração e Patrimônio  – Edvaldo Atilio Machado; Secretaria Adjunta de Finanças – Marco Antonio Rechinelli Leal; Secretaria de Comunicação – Márcia Regina Xixa de Santana; Secretaria de Formação Sindical – Enio Ribeiro de Oliveira; Secretaria de  Políticas Educacionais – Amaiuza Souza Sanches; Secretaria dos Especialistas de Educação – Célia Reginaldo Faustino; Secretaria dos Educadores Administrativos – Jeanice Maia Mendes da Silva; Secretaria de Assuntos Jurídicos – Elizangela Tiago da Maia; Secretaria de Políticas Sociais – Marcos Falco de Lima; Secretaria dos Trabalhadores Anti-racismo e defesa da diversidade – Sandra      Miguel Raidan;  Secretaria da Mulher Trabalhadora – Gislaine Aparecida Alves Brito; Secretaria dosTrabalhadores em Educação Indígiena – Cesar Fernandes   Riquerme  Benites; Secretaria de Políticas Municipais – Paulo de Tarso Pereira; Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários – Sideril Estevan Gomes; Secretaria de Cultura, Esporte e meio ambiente – Paulo Sérgio da Silva Caiano; Secretaria de saúde do trabalhador – Eliza Cristaldo Romero Ogima.  Para o  CONSELHO FISCAL  Chapa 01 – Compromisso e Luta, 1 – Rosane Franciosi de Carvalho;  2 – Jorcilei Lima;  3 – Ana Maria Magro Lino;  4 – Aldair Lucas Carvalho; 5 – Ivo Campo da Silva.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.