Em 12 dias, fevereiro supera média mensal de chuva em 40 milímetros

Somente neste domingo choveu 65.4 milímetros durante pouco mais de 2 horas em Dourados

Imagem captada na sexta-feira mostra o tempo fechando em Dourados, durante esse fevereiro mais chuvoso que a m... (Foto: Gilberto Pieretti)
Imagem captada na sexta-feira mostra o tempo fechando em Dourados, durante esse fevereiro mais chuvoso que a m... (Foto: Gilberto Pieretti)

Fevereiro tem sido mais chuvoso do que a média em Dourados. De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, até domingo (12) a chuva registrada na cidade pela estação agrometeorológica chegou a 187.8 milímetros. Esse índice é 44,8 milímetros superior à média histórica para este mês, que não passa de 143.0 milímetros. O cenário contrasta com janeiro passado, mais seco do que o habitual.

Conforme dados disponíveis no Boletim Guia Clima da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, somente ontem choveu 65.4 milímetros durante 2 horas e 09 minutos em Dourados. E nesta segunda-feira (13) houve o registro de mais 6.6 milímetros em 44 minutos.

Segundo o Climatempo, site especializado em previsões meteorológicas, hoje a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul deveria ter “sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade”. Há 60% da chances de chover 5 milímetros.

Em janeiro, contudo, choveu 114 milímetros em Dourados, índice 45 milímetros inferior à média histórica deste mês, que é de 159 milímetros. Os dados constam no boletim agrometeorológico escrito pelo agrometeorologista Carlo Ricardo Fietz, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste. Segundo ele, “houve 13 dias chuvosos e a maior precipitação foi 31 mm, em 2 de janeiro”.

Temperatura

Também conforme o Boletim agrometeorológico da Embrapa Agropecuária Oeste, a temperatura média em janeiro foi de 26,0°C em Dourados, “meio grau superior à média histórica deste mês, 25,5°C”. “A média das máximas (33,0°C) foi quase um grau e meio superior à normal (31,7°C), enquanto a das mínimas foi igual à média histórica (21,0°). A temperatura mínima do mês em Dourados foi 16,0°C, em 27 de janeiro. Em 29 dias a temperatura superou 30°C e a máxima do mês foi 35,5°C, em 11 de janeiro”, esclareceu o agrometeorologista.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.