Em Dourados, estudantes e professores bloqueiam avenida em protesto contra corte de verbas para a educação

Durante o ato, os manifestantes colocaram fogo em pedaços de madeira, galhos e em pneus.

  • Karol Chicoski e Sidnei Bronka
O protesto está acontecendo na via que liga Dourados à UFGD, na MS-162 - Foto: divulgação/94FM
O protesto está acontecendo na via que liga Dourados à UFGD, na MS-162 - Foto: divulgação/94FM

Estudantes, professores e técnico-administrativos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) iniciaram às 05h desta quinta-feira (30) um protesto na Avenida Guaicurus, em frente ao quartel-geral do Exército, contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em abril. 

Durante o ato, os manifestantes colocaram fogo em pedaços de madeira, galhos e em pneus. Por causa disso, o Corpo de Bombeiros precisou se deslocar até o local e apagar as chamas.

O protesto está acontecendo na via que liga Dourados à UFGD, na MS-162. Apesar do bloqueio na pista, o trafego está liberado, já que a Polícia Militar conseguiu fazer um desvio na rodovia para os motoristas que quiserem passar pelo local.

Conforme informações apuradas pela reportagem da 94FM, os estudantes tomaram café na via e estão gritando palavras de ordem. A previsão é que eles fiquem até as 10h.

Aprovação da paralisação 

A paralisação foi aprovada no dia 27 de maio durante Assembleia Geral Extraordinária do Sintef (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais).

As manifestações de hoje, que ocorrem em todo o Brasil, têm apoio da CUT e entidades filiadas.

Entenda o corte de gastos na educação

No mês de abril, o Ministério da Educação bloqueou parte de recursos das 63 universidades e dos 38 institutos federais, o que dá um total de 24,84% dos gastos não obrigatórios e 3,43% do orçamento total das federais. O corte, de acordo com o Governo Federal, foi aplicado sobre gastos não obrigatórios, como água, luz, terceirizados, obras e realização de pesquisas. Já as despesas obrigatórias (86,17%), como como salários e aposentadorias, não foram afetadas. 

A medida, conforme o ministro interino da Economia, Marcelo Guaranys, precisou ser tomada porque a arrecadação de impostos está menor do que o previsto; porém, o dinheiro pode voltar às universidades caso ela suba. O bloqueio de verbas, que se chama contingenciamento, já foi aplicado em outros anos.

Os manifestantes iniciaram o protesto às 05h desta quinta-feira (30) -  Foto: divulgação/94FM
Os manifestantes iniciaram o protesto às 05h desta quinta-feira (30) - Foto: divulgação/94FM
Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Regina Célia Batista

    Regina Célia Batista

    Mico total, não é dessa forma que o nosso Brasil vai pra frente e vcs estudam e não sabem?

  • Odps

    Odps

    Que fiasco...

  • Alexandre

    Alexandre

    Ahh, só reclama da reforma da previdência aquele que é privilegiado e quer se aposentar com o salário integral. O POVO trabalhador quer que a mesma regra valha para todos !

  • Alexandre

    Alexandre

    Massa de manobra, pura e simples. Tanto que quando o PT realmente cortou BILHÕES da educação, nada fizeram. Quando a roubalheira nas estatais explodiu impedindo assim investimento em educação, também nada fizeram.

  • Oscar alho

    Oscar alho

    A esse pessoal que insiste em falar de cortres na Educação, vamos estudar pelo amor de Deus, é Contingenciamento.
    Pesquisem e vão ver a diferença!

  • Antonia

    Antonia

    Salve a coragem dos estudantes, a população tem que acordar e dizer NÃO a Reforma da PREVIDÊNCIA e ao corte das universidades.

  • Mari

    Mari

    Temos que apoiar as manifestações. É preciso maior investimentos na educação básica e superior e não cortes. É urgente nesse país uma reforma política e tributária.

  • Joacir

    Joacir

    Parabéns Natália pelos comentários,suas palavras são minhas palavras....massa de manobras,são usados pelos seus professores para fazer a vontade da CUT e do pt,semi analfabetos

  • Júnior ribeiro

    Júnior ribeiro

    Na minha humilde opinião, claro, sem o desejo de ofender os que pensam diferente - o meu ponto de vista, analisando com um pouco mais de profundidade, sem o intuito de esclarecer tudo, considerando as características de cada um, sem falsa modéstia, eu sinceramente acho que esqueci o que eu ia dizer. Ótimo dia a todos

  • Gabriela

    Gabriela

    Excelente maneira de protestar, ficou melhor ainda com capuz cobrindo o rosto, estão de parabéns todos os envolvidos, é bem assim que as coisas vão melhorar, bando de desocupados oportunistas, se jogar uma carteira de trabalho ali no meio não sobra um !

  • Oscar Alho

    Oscar Alho

    A cada dia que passa percebo que o Presidente está fazendo a coisa certa, geralmente quando se tira a zona de conforto de algumas pessoas vão aparecendo os desocupados, sem falar que parecem vândalos hora com capuz outras horas ateiam fogo para barricadas.
    Esse é o Brasil que eu quero.
    Obs: Não é corte e contingenciamento.
    Parabéns aos estudantes que passaram a Pé pelo "bloqueio" e seguiram seus caminhos atrás do seus sonhos

  • toninho

    toninho

    Estudante universitario é a verdadeira massa de manipulaçao kkkkk.

  • Debora

    Debora

    Parabéns pra eles colocando fogo ótimo exemplo.
    Poluindo o meio ambiente

  • Natalia

    Natalia

    Gente isso não adianta em nada, só atrapalha o trânsito e vocês perdem aula. Vocês acham que o presidente está ligando pra isso, essas manifestações não afetam em nada o governo. A única manifestação que afeta em peso o país e o governo é a greve que teve dos caminhoneiros, pois interfere na economia e abastecimento do país. Mas esta que estão fazendo hoje não afeta ninguém só vocês mesmo que estão perdendo conteúdo. Vão estudar e trabalhar que vocês ganham mais

  • VANDERLEI DE JESUS ALVES

    VANDERLEI DE JESUS ALVES

    Bate panela que resolve! Kkkkkk MICO 17 NELES