Em Dourados, pacientes da saúde pública esperam até dois anos e meio por exame

Como tem sido de costume, prefeitura de Dourados atribui o problema ao Hospital Universitário

  • Alexandre Duarte

Conforme dados divulgados pela própria Secretaria de Saúde de Dourados, pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), esperam até dois anos e meio por um exame, como é o caso do ‘estudo urodinâmico’, que tem 286 pessoas aguardando. No documento, os números estão atualizados até dia 19 de novembro de 2013.

A lista cita 114 procedimentos, porém, em nota enviada à reportagem (veja no final da matéria), a prefeitura diz que realiza aproximadamente 250 procedimentos. Uma vasectomia (esterilização masculina), também está entre os mais demorados, chegando há 12 meses. Uma consulta com um reumatologista tem uma fila de espera de 19 meses. Até exames mais corriqueiros, como tomografias computadorizadas, o paciente precisa esperar seis meses. Para este último existem 1.980 na fila.

Já o procedimento com o maior número de pacientes na lista de espera é ‘cirurgia em geral’, com 2.855 pessoas, cuja demora é de um ano e três meses. Em seguida vem o exame de ‘ecocardiografia bi-dimensional com ou sem coppler’, com 2.640, que precisam aguardar cerca de nove meses.

Contudo, vale ressaltar que em alguns procedimentos não há fila de espera, como é o caso de ‘biopsia de fígado por punção’, ‘consulta em hematologia’, ‘consulta em hanseníase’, entre outros poucos.

Ao todo, existem 37.778 pessoas aguardando por cirurgias ou exames pelo SUS em Dourados.

Prefeitura

Questionada sobre a demora na realização de alguns procedimentos médicos, a prefeitura de Dourados enviou a seguinte nota:

A demora para o atendimento em alguns procedimentos é devido à demanda da população ser maior do que a oferta de serviços. A oferta, por sua vez, não é maior porque há falta de médicos especialistas no município para a realização das consultas e exames solicitados. Grande parte dos procedimentos em que há longa fila de espera é realizada através de contratualização pelo HU (Hospital Universitário), entretanto, o HU não está cumprindo o que é estabelecido em contrato.

É importante ressaltar que a regulação médica trabalha com classificação de risco, ou seja, dependendo a urgência devidamente justificada pelo médico, o paciente pode ser atendido no prazo máximo de 10 dias, após ser feita sua solicitação na unidade básica de saúde.

A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde trabalha para reduzir este déficit e atender as necessidades dos usuários do SUS. Existem hoje 32 serviços públicos e privados contratados pelo município, ofertando em média 26 mil procedimentos por mês, distribuídos em, aproximadamente, 250 “tipos” de procedimentos, o que colabora para a redução do tempo do paciente na fila de espera.