Em janeiro, Dourados teve chuva em metade do mês e fevereiro começa igual

Houve 15 dias com precipitação pluviométrica superior a 1 milímetros, além de dois com garoas finas e índice abaixo desse volume

Na área central de Dourados, chuva começa a cair nesta terça-feira (Foto: André Bento)
Na área central de Dourados, chuva começa a cair nesta terça-feira (Foto: André Bento)

Boletim Guia Clima divulgado pela Embrapa Agropecuária Oeste mostra que em janeiro Dourados teve chuva em metade do mês. Dos 31 dias, houve 15 com precipitação pluviométrica superior a 1 milímetros, além de dois com garoas finas e índice abaixo desse volume. 

Segundo o agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz, a chuva ocorrida em Dourados em janeiro de 2020 totalizou 172 milímetros, apenas 9 milímetros superior à média histórica deste mês, de 163 milímetros.

“No entanto, foram bem distribuídas, com 15 dias chuvosos no transcorrer do mês. A maior chuva foi de 50 mm, registrada em 22 de janeiro”, detalhou.

Além disso, o levantamento feito com base nos dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município revela que janeiro de 2020 foi mais quente que o normal.

“A temperatura média atingiu 26,2 °C, mais de meio grau superior à média histórica de 25,5 °C. A média das temperaturas máximas em janeiro foi 32,1 °C, quase meio grau superior à normal do mês, 31,8 °C. Em 25 dias do mês ocorreram temperaturas superiores a 30°C, com máxima de 35,9 °C, em 16 de janeiro. A média das mínimas foi de 22,1 °C, um grau superior à média do mês, 21,1 °C. A temperatura mínima em Dourados foi 19,1 °C, em 25 de janeiro”, pontuou o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

Ainda no início, fevereiro também tem se mostrado chuvoso. O Guia Clima apurou 3 milímetros no dia 1º e 25.3 milímetros no dia 2, além de 0.1 milímetro na segunda-feira (3).

Nesta terça-feira (4), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê tarde nublada a encoberta com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, e noite encoberta a nublada com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Na área central da cidade, já começou a chover.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.