Em janeiro, Dourados teve chuva em metade do mês e fevereiro começa igual
Houve 15 dias com precipitação pluviométrica superior a 1 milímetros, além de dois com garoas finas e índice abaixo desse volume

Boletim Guia Clima divulgado pela Embrapa Agropecuária Oeste mostra que em janeiro Dourados teve chuva em metade do mês. Dos 31 dias, houve 15 com precipitação pluviométrica superior a 1 milímetros, além de dois com garoas finas e índice abaixo desse volume.
Segundo o agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz, a chuva ocorrida em Dourados em janeiro de 2020 totalizou 172 milímetros, apenas 9 milímetros superior à média histórica deste mês, de 163 milímetros.
“No entanto, foram bem distribuídas, com 15 dias chuvosos no transcorrer do mês. A maior chuva foi de 50 mm, registrada em 22 de janeiro”, detalhou.
Além disso, o levantamento feito com base nos dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município revela que janeiro de 2020 foi mais quente que o normal.
“A temperatura média atingiu 26,2 °C, mais de meio grau superior à média histórica de 25,5 °C. A média das temperaturas máximas em janeiro foi 32,1 °C, quase meio grau superior à normal do mês, 31,8 °C. Em 25 dias do mês ocorreram temperaturas superiores a 30°C, com máxima de 35,9 °C, em 16 de janeiro. A média das mínimas foi de 22,1 °C, um grau superior à média do mês, 21,1 °C. A temperatura mínima em Dourados foi 19,1 °C, em 25 de janeiro”, pontuou o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.
Ainda no início, fevereiro também tem se mostrado chuvoso. O Guia Clima apurou 3 milímetros no dia 1º e 25.3 milímetros no dia 2, além de 0.1 milímetro na segunda-feira (3).
Nesta terça-feira (4), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê tarde nublada a encoberta com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, e noite encoberta a nublada com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Na área central da cidade, já começou a chover.