Em nota, Hospital Universitário nega que tenha problemas de falta de lençóis

Assessoria explica que houve um problema pontual no mês de junho, durante a troca de um equipamento da lavanderia

Sobre nota divulgada na tarde de segunda-feira (29/07) pelo site da rádio 94FM, a direção do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) informa que não possui neste momento nenhum problema relacionado à falta de lençóis para atendimento de pacientes. A dificuldade, verificada no início de junho, foi pontual devido a problemas na instalação de uma máquina secadora e resolvido em menos de uma semana por meio de ações emergenciais adotadas pela direção. Ainda sobre a reportagem divulgada neste veículo, a direção também informa que os casos rejeitados pela UTI adulto naquela ocasião estavam relacionados a pacientes de neurocirurgia e politraumatismo, especialidades não disponíveis no HU/UFGD e cuja instituição de referência é o Hospital da Vida, também em Dourados.

No início de junho, assim que o problema na instalação da máquina secadora foi verificado, a direção adotou uma série de medidas emergenciais para evitar atrasos na liberação de lençóis e toalhas limpos e devidamente higienizados para pacientes internos, bem como não prejudicar a recepção de novos pacientes conforme a liberação de leitos. Uma das medidas adotadas temporariamente foi a contratação de lavanderia externa para lavagem e secagem de parte do enxoval. Naquela ocasião, o restante continuou sendo lavado no próprio HU/UFGD e enviado para secagem no Hospital Evangélico, situação que já retomou a normalidade.

A demanda diária de enxoval no HU/UFGD é de em média 1.300 quilos, incluindo lençóis, toalhas de banho, roupas para os pacientes e privativo – uniforme utilizado pela equipe para os procedimentos. Desde o ano passado, o hospital também adotou a utilização de campos cirúrgicos descartáveis, para reduzir o volume de enxoval a ser lavado e higienizado pela instituição. Vale ressaltar que o problema no HU/UFGD nunca foi a falta de lençóis ou outros itens de enxoval, mas sim dificuldades no setor de lavanderia, problemas estes que já foram sanados ainda no mês passado.

A restrição na demanda de enxoval limpo e higienizado provocou dificuldades na liberação de leitos de UTI adulto durante os dias 8 e 9 de junho, sábado e domingo, conforme constatado pelos fiscais do Conselho Municipal de Saúde. No entanto, já na segunda-feira, 10 de junho, todos os leitos foram liberados e tiveram admissão de novos pacientes.

Ainda assim, a direção do HU/UFGD ressalta que o caso de negativa de vaga citado nesta reportagem, do paciente Jean Michel Aguero Frazão, de 26 anos, nada tem a ver com o problema de falta de enxoval, já que as duas solicitações de vaga do dia 10 de junho foram negadas por tratar-se de paciente com politraumatismo, serviço este que não é realizado pela UTI adulto desta instituição. Ou seja, havendo vaga ou não na UTI, casos como este não podem ser encaminhados ao HU porque não há especialista para este atendimento.

Investimentos

Lembramos também que, devido à grande demanda de enxoval utilizado nos leitos e procedimentos, o setor de lavanderia do HU/UFGD opera nos três períodos, favorecendo a ocorrência de problemas de ordem técnica.

Por conta disto, nos últimos anos a direção do HU/UFGD trabalha na tentativa de inovar o parque tecnológico da instituição, a partir de aquisição de novos equipamentos, como lavadoras, centrífugas e secadoras modernas e de grande capacidade para atender à demanda diária do hospital.

A direção do HU/UFGD admite que a quantidade de leitos de UTI não é suficiente para atender aos pacientes de Dourados e toda a macrorregião, mas entende que este não é um problema novo e muito menos exclusivo desta instituição. No total, o Hospital Universitário da UFGD oferece 50 leitos de UTI, sendo 15 adulto, 10 pediátrico, 10 neonatal e ainda 15 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). A direção também salienta que o serviço público de saúde trabalha através de rede em todo o Estado, devendo destinar os pacientes para outra instituição em caso de negativas para novas admissões.