Em ‘raro’ dia sem chuva, Dourados tem alerta devido à sensação térmica elevada

Calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração

Neste mês , só não houve chuva, ao menos até a publicação desta matéria, hoje (Foto: Aviação Regional de Dourados/Reprodução)
Neste mês , só não houve chuva, ao menos até a publicação desta matéria, hoje (Foto: Aviação Regional de Dourados/Reprodução)

Em um ano com chuva em 15 de seus primeiros 31 dias, Dourados tem nesta quarta-feira (5) uma data de “rara” estiagem e o calor já motivou até alerta de muita atenção por riscos à saúde humana em decorrência de elevada sensação térmica.

De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, até agora o dia teve temperatura mínima de 22.0ºC na madrugada, às 2h22, e máxima de 31.9ºC no meio da tarde, às 15h14. Horas antes, porém, às 13h, a sensação térmica chegou a 35.6ºC.

Por essa razão o Guia Clima divulgou o alerta de muita atenção considerando o nível de risco à saúde humana avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos.

“O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração. Além disso, pode causar fadiga, câimbra e esgotamento”, pontua.

Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, em seu site a sensação térmica, devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar, é medida pela Temperatura Aparente ou índice de calor.

Na terça-feira (4), a temperatura mínima foi de 21.7ºC às 5h14 e a sensação térmica atingiu nível máximo de 34.0ºC às 12h45. Mas choveu 15.8 milímetros durante 1 hora e os termômetros não passaram dos 30.6ºC apurados às 13h16.

Também ontem a 94FM noticiou que o boletim Guia Clima divulgado pela Embrapa Agropecuária Oeste mostrou que dos 31 dias de janeiro, houve 15 com precipitação pluviométrica superior a 1 milímetros, além de dois com garoas finas e índice abaixo desse volume.

Segundo o agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz, a chuva ocorrida em Dourados em janeiro de 2020 totalizou 172 milímetros, apenas 9 milímetros superior à média histórica deste mês, de 163 milímetros.

Neste fevereiro, mês com chuva média mensal de 151.6 milímetros conforme dados apurados em quatro décadas pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, o índice pluviométrico acumulado até hoje é de 44.2 milímetros.

Desde que começou, 2020 já acumula 216.6 milímetros de chuva em Dourados, conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. No mês atual, só não houve chuva, ao menos até a publicação desta matéria, hoje.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.