Em um dia, Dourados tem mais da metade do volume de chuva esperado para o mês

Após dias chuvosos na quarta-feira e na quinta-feira, Dourados deve ter frio intenso a partir de sexta-feira e geada no fim de semana

Após dias chuvosos, Dourados deve ter frio intenso e geada no fim de semana (Foto: Eliel Oliveira)
Após dias chuvosos, Dourados deve ter frio intenso e geada no fim de semana (Foto: Eliel Oliveira)

A chuva que caiu sobre Dourados na quarta-feira (3) superou mais da metade de todo o volume esperado para julho inteiro. De acordo com o Boletim Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, dos 47.2 milímetros de precipitação pluviométrica média para esse mês, até ontem o acumulado atingiu 25.5 milímetros. 

Nesta quinta-feira (4), o registro foi menor, de 2.9 milímetros. A temperatura que ontem caiu gradualmente dos 27.0ºC apurados às 9h39 para 16.1ºC nos últimos minutos do dia, às 23h54, manteve-se baixa hoje, com mínima de 15.6ºC durante a madrugada, às 3h48, e máxima de 17.8ºC às 11h59.

Conforme o Portal Climatempo, os próximos dias devem ser secos em Dourados. Contudo, o frio deve chegar com força e acompanhado de geada em dois dias seguidos.

Para sexta-feira (5), é previsto dia de sol, com geada ao amanhecer e termômetros entre 6ºC e 17ºC. Situação semelhante deve ocorrer no sábado (6), com temperatura de 4ºC a 16ºC. Para domingo (7) não está prevista geada, mas a temperatura ainda seguirá baixa, entre 5ºC e 18ºC.

Somente a partir da próxima semana a temperatura deve voltar a subir, mas aos poucos. Para segunda-feira (8) é previsto dia ensolarado com termômetros entre 7ºC e 20ºC. Terça-feira (9) fica com mínima de 12ºC e máxima de 26ºC, quarta-feira (10) com 12ºC e 28ºC, e quinta-feira (11) entre 14ºC e 30ºC. Em nenhuma dessas datas deve chover.

Em abril deste ano, a Embrapa Agropecuária Oeste divulgou que um método desenvolvido pelo pesquisador Danilton Flumignan e “capaz de prever com bastante antecedência a ocorrência de geadas da região sul do estado de Mato Grosso do Sul” indicava que o inverno deste ano seria menos severo em Dourados.

Ele apontou que a temperatura mínima esperada para junho seria de 10,9ºC. E na quarta-feira (3), Boletim Guia Clima assinado pelo agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz revelou que a temperatura média foi de 21.2°C em Dourados no mês passado, quase três graus superior ao histórico apurado em 41 anos de monitoramento climático (18,4°C).

“A média das máximas foi 28,3°C, aproximadamente três graus e meio superior à normal, 25,0°C”, informou. Com base em dados apurados pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, o pesquisador detalha que somente junho de 2005 foi mais quente. “Não houve registro de temperaturas inferiores a 10°C e a mínima do mês foi 10,1°C, em 6 de junho”, detalhou.

Na divulgação feita por Flumignan em abril, ele apontou, “considerando-se a incerteza associada ao modelo matemático que faz a previsão”, estimativa de que a temperatura poderia ficar entre 8,6 ºC e 13,2 ºC em junho deste ano. “As geadas geralmente ocorrem com temperaturas abaixo de 4ºC, e somente abaixo desse patamar é que podem vir a ser classificadas como fraca, moderada ou forte”, explicou na ocasião.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.