Emenda de Marçal Filho assegurou equipamentos para Embrapa Dourados

Deputado, que já garantiu patrulha mecanizada para Agrovila da Vila Formosa e Museu da Colônia Agríci-ola, agora garante R$ 500 mil para renovaçã

O deputado federal Marçal Filho (PMDB) segue revelando sua apurada preocupação com a agricultura familiar e com o trabalho de pesquisa e extensão na Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa) de Dourados. Na semana que passou, o Boletim Informativo da própria Embrapa reconheceu que Marçal foi o único deputado federal da bancada de Mato Grosso do Sul a garantir recursos, através do Orçamento Geral da União (OGU), para compra de equipamentos para a empresa. A verba, no valor de R$ 500 mil, foi assegurada para a Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados no orçamento de 2011 e garantiu a aquisição de vários equipamentos como camionete, micro-ônibus e veículos utilitários, indispensáveis no trabalho de campo.

Ao analisar a liberação da emenda parlamentar para a Embrapa, Marçal Filho ressalta seu compromisso com o setor produtivo, sobretudo com a agricultura familiar. "Sempre tive uma identidade muito forte com o setor produtivo rural, tanto que ainda no meu primeiro mandato viabilizei a Agrovila da Vila Formosa como patrulhas mecanizadas, assegurei recursos federais para a construção do Museu da Colônia Agrícola de Dourados, garantir recursos para compra de patrula mecani-zadas para diversos municípios da Grande Dourados e agora contribui com a aquisição de equipamentos para a Embrapa", salienta Marçal Filho.

Ao destacar a importância da emenda assegurada por Marçal Filho, a Embrapa Agropecuária Oeste enfatizou, por meio do seu Boletim Informativo, que os equipamentos são aquisições cruciais para a realização de um bom trabalho de pesquuisa e, sobretudo, de difusão de tecnologia. O estudo considerou especialmente as grandes distâncias que os pesqui-sadores percorrem em função da extensa área de abrangência do Centro de Pesquisa, onde a frota renovada é essencial para obtenção de resultados satisfatório para o campo. “Destaque para o micro-ônibus que é utilizado para deslocamento de pesquisadores para as diferentes regiões do Estado, especialmente em transferências de tecnologia”, exemplifica tre-cho da publicação produzida pela Embrapa Nacional.

A emenda do deputado Marçal Filho, de número 34090005, foi apresentada em 2011, mas os recursos foram liberados apenas agora. Em sua justificativa, o parlamentar aponta que o Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores agrícolas nacionais e que a emenda visa atender aos anseios da população sul-mato-grossense, permitindo ações e projetos de in-centivo à pesquisa e produção de qualidade de produtos agropecuários, valorizando ainda mais a agricultura regional por meio da Embrapa Dourados, que tem um papel de relevo na realização de pesquisa e difusão de tecnologia.

Para Guilherme Asmus, Diretor da Embrapa Oeste de Dourados, a iniciativa de Marçal Filho é louvável. “Nós ficamos honrados com a confiança depositada pelo deputado na instituição, considerando que ainda são escassos os recursos origi-nários de emendas parlamentares da bancada federal do nosso Estaod destinados a incentivar estudos e pesquisas”, des-tacou. “Nosso trabalho será significativamente potencializado com as aquisições feitas a partir dos recursos destinados à Embrapa Agropecuária Oeste, através dessa emenda parlamentar”, finalizou.