Empresa que forneceu kit escolar para prefeitura de Dourados é investigada pela PF em três estados

No ano passado, o contrato da empresa Nilcatex com a prefeitura de Dourados superou a cifra dos R$ 12 milhões

  • Alexandre Duarte

No ano passado, uma das maiores reclamações da população de Dourados foi em relação à qualidade dos kits escolares, entregues pela prefeitura aos alunos da rede municipal de ensino. Também o que chamava a atenção era a empresa fornecedora do material escolar ser do estado de Santa Catarina e não de Mato Grosso do Sul.

Agora o site Midia Max de Campo Grande, divulgou uma extensa reportagem, onde mostra que a empresa fornecedora de uniformes para as escolas municipais de Dourados, a Nilcatex Têxtil, está envolvida em várias investigações nos estados de São Paulo, Paraná e Roraima.

Esta empresa que forneceu o kit escolar para a prefeitura de Dourados no ano passado, venceu o pregão presencial n. 238/2011, que ocorreu no final de 2011. Porém, o contrato somente foi consumado no dia 10 de fevereiro de 2012, conforme revela o diário oficial do município do dia 17 de fevereiro de 2012. Ao todo o contrato chega ao total de 12.932.859,50 (doze milhões, novecentos e trinta e dois mil, oitocentos e cinqüenta e nove reais e cinqüenta centavos).

A reportagem 94fm foi procurar e buscou nos arquivos e verificou que realmente trata-se da mesma empresa que forneceu para dourados.

No município de Cascavel, no Paraná, o Ministério Público Estadual, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, investigam a empresa em um caso de formação de cartel, no qual os envolvidos são acusados de superfaturamento de até 280%.

A empresa também ganhou destaque na revista Isto É, que na edição n.º 2.232, de 17 de agosto de 2012, citou a Nilcatex em uma investigação da PF e do Ministério Público de São Paulo. Segundo a publicação, a empresa é suspeita de diversos tipos de fraudes, como pagamento de propina, financiamento de campanha e superfaturamento.