Empresário coleta e dá destinação para lixo eletrônico em Dourados há 10 anos

Idomeno José Justino mantém um barracão onde atua de forma autônoma na reciclagem de lixo eletrônico em Dourados

Idomeno mantém um barracão onde faz a reciclagem de lixo eletrônico em Dourados (Foto: Divulgação)
Idomeno mantém um barracão onde faz a reciclagem de lixo eletrônico em Dourados (Foto: Divulgação)

Em meio a ampla divulgação feita pela Prefeitura de Dourados sobre a primeira coleta municipal de lixo eletrônico, ocorrida sexta-feira (28) na Praça Antônio João, o empresário Idomeno José Justino acabou esquecido. Segundo ele, a informação de que a cidade não tem pontos de coleta é incorreta, já que é pioneiro na reciclagem desses materiais há quase 10 anos, quando ainda era proprietário de uma empresa de informática.

Nesse período dedicado à coleta e destinação adequada de materiais como aparelhos celulares, de TV, computadores e eletrodomésticos em geral, apoio do poder público sempre foi raridade. E nessa mais recente ação da prefeitura, as 10 toneladas coletadas foram todas destinadas a uma empresa de Campo Grande.

“Desde 2010 eu faço esse trabalho. Mas além dos eletrônicos, também coleto outros materiais recicláveis, como garrafas pet, latinha, ferro, e papelão, além de todo tipo de eletrônico”, explica. No começo, o material era armazenado no quintal de sua casa, dividido em tambores e sacos. Atualmente, tudo fica em um barracão na Rua Ponta Porã.

Barracão na Rua Ponta Porã é utilizado por empresário para reciclagem de lixo eletrônico em Dourados (Foto: Divulgação)
Barracão na Rua Ponta Porã é utilizado por empresário para reciclagem de lixo eletrônico em Dourados (Foto: Divulgação)

“É só ligar para mim que eu passo a localização. Devo ter umas 10 toneladas armazenadas, mas já vou desmontando e dando fim”, explica, disponibilizando o número 99985-7249. Além de revender os materiais da forma mais adequada para preservar o meio ambiente, Idomeno também coleta óleo vegetal usado para fazer sabão caseiro.

Todo esse trabalho conta com ajuda da esposa e de um amigo. Isso porque até moradores de outros municípios o procuram. É o caso de Caarapó, Laguna Carapã, Fátima do Sul, Douradina e Glória de Dourados, já comprometidos com a destinação adequada do lixo eletrônico produzido.

Muito antes dessa recente ação da Prefeitura de Dourados, Idomeno decidiu coletar lixo eletrônico a partir de novembro de 2010, quando o então governador André Puccinelli promulgou a Lei nº 3.970 de 17/11/2010, que institui normas para a reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico em Mato Grosso do Sul. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Ricardo ribeiro martins

    Ricardo ribeiro martins

    esse lixo eletronico tem muito ouro para quem não sabe sabia poriço o entereçe do governo do estado e empresarios para com esse tipo de lixo!! retiro sempre augumas porçoes de ouro desse tipo de material não é um ouro 18 e sim 12 mas já ajuda nas despesas !!!!

  • Chahine

    Chahine

    Parabéns, pela iniciativa, Idomeno. É de gente como vc que o Brasil e o mundo precisam.

  • Rose Mary Leonel

    Rose Mary Leonel

    Excelente essa iniciativa do empresário Idomeno. O mundo precisa de mais pessoas com atitudes conscientes assim. Parabéns a ele. E votos para que o poder público valorize seu trabalho e contribua de maneira efetiva para tal.