'Escola Destaque’ é lançada e Marçal afirma que programa é incentivo à qualidade do ensino

Foto: Jamilyê De Pieri/Assecom
Foto: Jamilyê De Pieri/Assecom

A Prefeitura de Dourados lançou na manhã desta sexta-feira (10), em ato organizado por equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no auditório do Centro Administrativo Municipal, o programa “Escola Destaque: Educando com Amor”, cujo objetivo principal é reconhecer e valorizar o trabalho das escolas da Rede Municipal de Ensino que se destacarem no avanço da aprendizagem dos estudantes.

O prefeito Marçal Filho prestigiou o lançamento do programa ao lado dos vereadores Elias Ishy e Inspetor Cabral, destacando que o “Escola Destaque”, muito mais que premiar instituições, é um incentivo à qualidade do ensino. “Queremos que esse prêmio seja um estímulo para que vocês briguem, no bom sentido, para que a sua escola seja melhor, tenha os melhores índices, as boas práticas, a formação continuada e, principalmente, não deixar de estimular os alunos a continuarem estudando, fazer essa busca ativa, não permitindo a evasão escolar”, pediu o prefeito.

Durante a solenidade Marçal Filho destacou a importância do empenho do professor e da própria escola em conquistar o aluno. “Fazer de tudo para que o aluno ali esteja vai contar muitos pontos para a Educação de Dourados, elevando mais o nível da nossa cidade em relação à Educação, que é o ponto inicial para qualquer criança”, argumentou. “E isso reflete o seu futuro, o seu desempenho, porque o conhecimento é tudo”, completou.

Marçal observou ainda que a ideia do programa Escola Destaque não é fazer somente a premiação das melhores escolas. “O que nós não queremos é a estagnação”, enfatizou. “Nós vamos avaliar a escola que melhorou, mesmo que o seu índice hoje esteja baixo em relação a outra escola, mas nós vamos premiar também aqueles que mudaram aquela história, que evoluíram”, destacou. “Por isso, nós vamos usar o que Rui Barbosa disse: tratar os desiguais de forma desigual e não igual. Porque cada escola tem uma peculiaridade”, disse, citando como exemplo as escolas da reserva indígena, da zona rural. “Então, esse é um prêmio extremamente democrático para que todos possam conseguir resultados bons”, observou. “E vai nos orgulhar quando vermos nossos índices divulgados como uma escola boa, de qualidade, que fica em Dourados, no Mato Grosso do Sul”, concluiu.

O prefeito Marçal Filho reafirmou que a administração tem trabalhado no sentido de valorizar todos os profissionais da Educação, “dentro das nossas condições, das condições que pegamos a prefeitura (…) Temos muito a fazer. Vamos começar a construir escolas, salas de aulas, porque não foi construída nenhuma sala de aula nos últimos anos, na última década”, anunciou.

Ele ainda destacou os investimentos na infraestrutura escolar. “Encontramos escolas caindo aos pedaços, que nós estamos reformando, inclusive, já começamos reforma de uma grande escola que é a Avani [Escola Municipal Profª Avani Cargnelutti Fehlauer], lá do Jardim Flórida”, lembrou. “E vamos continuar dando cada vez mais condições, com toda a dificuldade que a gente tem”, prosseguiu. “Mas não pode ficar só na retórica, a ideia de que educação e saúde são os principais, são as prioridades, isso tem que ir para a prática, e nós estamos indo, estamos fazendo isso”, concluiu.

O PROGRAMA

O programa ‘Escola Destaque – Educando com Amor’ tem como finalidade reconhecer e valorizar o trabalho das escolas da rede municipal de ensino que se destacarem no avanço da aprendizagem dos estudantes, nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (Saems) e boas práticas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O secretário de Educação Nilson Francisco da Silva explica que a avaliação das unidades escolares se dará por meio dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), compreendidos não como um fim em si mesmos, mas como consequência do trabalho pedagógico coletivo e reflexo do nível de aprendizagem dos estudantes”. Segundo ele, o verdadeiro objetivo é assegurar a aprendizagem de todas as crianças, com qualidade e equidade. “O Ideb deve ser entendido como um instrumento de diagnóstico e monitoramento, que aponta conquistas e desafios do processo educacional”, pontua. Conforme ele, o programa surge como estratégia de reconhecimento e motivação, valorizando não apenas as escolas com maiores notas absolutas, mas principalmente aquelas que demonstraram crescimento, superação de metas e práticas inovadoras em contextos de vulnerabilidade.

O “Prêmio Escola Destaque: Educando com Amor” vai abranger 15 unidades de acordo com os seguintes critérios: as 10 melhores notas da rede municipal; a melhor nota entre as escolas indígenas; a melhor nota entre as escolas do campo; as duas escolas que atingirem a meta estabelecida para a unidade; a escola que superar a meta definida.

Os critérios para premiação são “o desempenho nas avaliações externas; alcance das metas no Ideb, Saeb, Saems e CNCA/MS Alfabetiza; evolução dos índices de aprendizagem e de participação comparados ao ano anterior; cumprimento dos prazos e completude dos lançamentos (Leitura, Escrita, Fluência, Matemática); participação nas avaliações diagnósticas municipais; avanço na aprendizagem comparativo entre Ciclo I, II e III.

Também serão considerados como critérios de avaliação para o prêmio, engajamento nas ações da rede municipal; participação em formações, projetos e programas municipais; frequência e participação dos professores regentes  nas formações continuadas promovidas pelos programas municipais, estaduais e federais; boas práticas pedagógicas e inovação; relato e evidência de práticas exitosas em seminários, congressos, revistas, simpósios; apresentação de boas práticas pedagógicas com impacto comprovado na aprendizagem; gestão e organização escolar; pontualidade, comunicação e cumprimento das metas administrativas. A escola que atingir entre 90 e 100 pontos receberá o Prêmio Escola Destaque Ouro; a que ficar entre 80 e 89 pontos receberá o Prêmio Escola Destaque Prata e a que atingir entre 70 e 79 pontos receberá o Prêmio Escola Destaque Bronze. As que ficarem abaixo de 70 pontos receberão devolutiva diagnóstica e plano de melhoria. A premiação consiste em incentivo financeiro para a escola; Selo Municipal de Compromisso e Avanço Educacional; Troféu Escola Destaque: Educando com Amor, em solenidade pública; divulgação das práticas pedagógicas exitosas nos canais oficiais da Prefeitura de Dourados, incentivando a troca de experiências entre as escolas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.