Ex-Secretário de Saúde de Dourados é preso durante operação da Polícia Federal

A PF investiga desvios de verbas públicas federais na Secretaria de Saúde de Dourados.

  • Karol Chicoski e Sidnei Bronka
Ex-secretário de Saúde foi preso na manhã de hoje durante operação da PF - A. Frota
Ex-secretário de Saúde foi preso na manhã de hoje durante operação da PF - A. Frota

Foi preso na manhã desta quarta-feira (6) o ex-secretário Saúde Renato Vidigal, que atualmente é coordenador do Serviço de Móvel Urgência (Samu), durante operação da Polícia Federal, em trabalho conjunto com a Controladoria Geral da União, o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual, que investiga desvios de verbas públicas federais. Além de Vidigal, um servidor público municipal, que ainda não teve nome revelado, também está sendo investigado. 

Durante as investigações, que iniciaram em setembro de 2018, foi demonstrada a existência de indícios de que uma empresa, a qual fornecia refeições via contrato público através de dispensa de licitação para a Secretaria Municipal de Saúde, seria de propriedade do ex-Secretário de Saúde e de outro servidor público municipal.

O alvo da operação no município é a Secretaria Municipal de Saúde, onde as autoridades buscam possíveis desvios de verbas públicas nos serviços de transporte para Secretaria Municipal de Saúde e de serviços de informática para a Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud). Segundo a PF, com base na análise dos contratos públicos firmados, constatou-se o desvio de recursos em montante que ultrapassa de R$ 2 milhões.

Além disso, o MPE informou que também estão sendo “investigadas fraudes em certame licitatório onde foram descobertos indícios de direcionamento para contratação de determinada empresa para o serviço de transporte da Secretaria Municipal de Saúde. Outro vértice da investigação trata do direcionamento, em razão de dispensa de licitação, para contratação de empresa de informática para realização de serviços na Funsaud. 

Os dados constantes da investigação apontam indícios de desvios de verba pública, prática de crimes tipificados na Lei de Licitações e na Lei de Organização Criminosa. 

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Dourados e em Presidente Epitáfio (SP).

Às 10h será realizada coletiva de imprensa na Delegacia de Polícia Federal em Dourados, onde os policiais darão mais detalhes da operação. 

Operação deflagrada na manhã de hoje na Secretaria de Saúde - Foto: Adilson Domingos
Operação deflagrada na manhã de hoje na Secretaria de Saúde - Foto: Adilson Domingos

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Claudia

    Claudia

    Um bom médico, mas se deslumbrou com dinheiro fácil... A Saúde o caos que tá, gente morrendo ele garantindo o bolso.. Será que ele não tem dor na consciência??

  • Eulina

    Eulina

    Que pena acontecer isto.

  • João

    João

    Esse é aquele ser que dá tapa na cara de outros médicos?

  • Marcos

    Marcos

    Esquema em contratos de informática também? Que feio. A parte de informática da prefeitura toda é um caos. Todas secretarias reclamando e os técnicos dizem que não podem fazer nada pois as máquinas sao antigas e não tem peças. Dizem que a prefeitura naotem dinheiro para licitar. O servidor se lascando com as porcarias que tem no trabalho porque o dinheiro vai pro ralo, pro bolso, é revoltante.

  • Rita

    Rita

    👏👏"parasitas"melhor termo pra definir esses "políticos "de Dourados

  • Dora

    Dora

    Olha oque o $$Faz com o ser humano. Um rapaz de bom! MÉDICO super atencioso... Desnecessário se envolver com política.

  • toninho

    toninho

    Parabens a policia federal vamos colocar todos esses caxangueiros na prisao a sociedade nao tulera mais conviver com esta molestia que e a corrupçao

  • Mito

    Mito

    Nossa Dourados está infectada por milhares de parasitas