Ex-secretário de Zauith é notificado pelo CCZ por causa de terreno sujo

Além do homem de confiança do prefeito, promotor de Justiça que já atuou em Dourados também terá dez dias para limpar imóveis

Walter Benedito Carneiro Junior foi secretário municipal de Finanças e é considerado homem de confiança do pre... (Divulgação)
Walter Benedito Carneiro Junior foi secretário municipal de Finanças e é considerado homem de confiança do pre... (Divulgação)

A guerra contra o Aedes aegypti declarada pela Prefeitura de Dourados encontrou barreiras onde não deveria. Considerado homem de confiança do prefeito Murilo Zauith (PSB), o ex-secretário de Finanças do município, Walter Benedito Carneiro Junior, foi notificado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) porque, conforme a própria administração municipal, mantém um terreno em condições propícias à proliferação do mosquito transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

O nome de Walter Benedito Carneiro Junior é um dos inúmeros que constam na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial do município. Assim como ele, os demais proprietários de imóveis não foram encontrados nem pelas correspondências encaminhadas via Correios.

Com a publicação em Diário Oficial, terão dez dias para “efetuarem as seguintes melhorias: conservar a limpeza dos quintais, calçadas e terrenos baldios, com o recolhimento e lixo e de pneus, latas, plásticos e outros objetos ou recipientes e inservíveis em geral que possam acumular água, bem como a remoção de todo o mato”.

Assinada pela bióloga Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ, a publicação cita a Lei n.2850 de 10 de abril de 2006, denominada a Lei da Dengue e Febre Amarela, com dispositivos alterados na Lei n.3400 de 22 de julho de 2010, para estipular prazo de 10 dias para a realização das melhorias. “Caso não seja efetuado tal procedimento serão aplicadas, autuação e multa, conforme determina a lei”, estabelece a legislação.

Nomeado no dia 5 de março de 2015 para exercer cargo em comissão de Assessoramento Superior, símbolo DGA-Esp, na Secretaria de Estado da Casa Civil, na função de Assessor Especial, Walter Benedito Carneiro Junior esteve no primeiro escalão da Prefeitura de Dourados desde fevereiro de 2011, quando Murilo Zauith assumiu. Ele só deixou o cargo municipal no final de 2014.

Mesmo com essa grande proximidade que sempre teve com o prefeito, o ex-secretário de Finanças não foi encontrado pelas autoridades sanitárias do município para resolver o problema no imóvel que possui na Rua Elpidio Junior Rubin Stefanello, Q – 09, L -29/Pq. Monte Carlo. Isso justamente quando Dourados enfrenta um índice de infestação do Aedes aegypti superior a 4%, percentual considerado de risco pelo Ministério da Saúde.

Até promotor de Meio Ambiente

Outro nome que consta entre os notificados pelo CCZ é o de Paulo Cezar Zeni. Promotor de Justiça no MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), ele atualmente está em Campo Grande, mas já esteve à frente das promotorias de Meio Ambiente e de Defesa do Patrimônio Público e Social na Comarca de Dourados.

No caso do promotor, são duas notificações. Uma relativa a um imóvel na Rua Espanha, Q – 17, L- 19/Alto das Paineiras e outra também na Rua Espanha, Q – 17, L- 18/Alto das Paineiras. A exemplo do que ocorre com o ex-secretário municipal, Zeni terá dez dias para adequar os imóveis de forma a evitar a proliferação do mosquito transmissor de temidas doenças.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.