Fim de semana tem variação de quase 20 graus nos termômetros em Dourados

Depois de um sábado com clima ameno e temperatura máxima abaixo de 30 graus, domingo esquentou e calorão gerou alertar de "muita atenção" por riscos à saúde humana

Dourados tem domingo de calor intenso (Foto: André Bento/Arquivo)
Dourados tem domingo de calor intenso (Foto: André Bento/Arquivo)

O fim de semana em Dourados foi de calor crescente. No comparativo entre a temperatura mínima registrada no sábado (10) e a mais elevada sensação térmica apurada neste domingo (12), houve uma variação de quase 20 graus nos termômetros, conforme os dados apurados pela estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste. E nas duas datas não ocorreu chuva.

No sábado, o clima permaneceu ameno durante todo o dia. Às 4h15, foi apurada a temperatura mínima, 18.7ºC. Às 17h14 ocorreu a máxima, 28.5ºC, e poucos minutos depois, às 17h30, o calor aparente atingiu seu mais elevado índice, 29.9ºC.

Neste domingo, porém, o calorão veio forte. Embora tenha começado com 20.6ºC às 5h51, o dia ficou mais quente ao entardecer e às 15h30 os termômetros já registravam 35.6ºC. 15 minutos depois, às 15h45, houve a mais elevada sensação térmica, 37.2ºC, calorão quase 20 graus superior à temperatura mínima registrada no dia anterior.

O calorão apurado nesta tarde é classificado como de “muita atenção” numa escala de riscos à saúde humana. Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, entre 41,1ºC e 54ºC, a temperatura aparente é classificada como de “perigo” e acima de 54ºC “perigo extremo”.

“O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração”, detalha o Boletim Guia Clima, que informa medir a sensação térmica pela Temperatura Aparente ou índice de calor “devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar”. “O nível de risco à saúde humana é avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos”, pontua. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.