Geladeira para armazenar vacinas em posto de saúde estraga e prejudica douradenses

Com a geladeira estragada, as vacinas ficam na unidade apenas das 08h às 09h30.

  • Karol Chicoski
Muitas mães relataram que também falta vacina na unidade - Foto: Pixabay
Muitas mães relataram que também falta vacina na unidade - Foto: Pixabay

A geladeira usada para armazenar as vacinas do posto de saúde do Jardim Novo Horizonte está estragada há aproximadamente dois meses e tem prejudicado a população que frequenta a unidade. A douradense Gabriela Gomes, uma das pessoas que está reclamando do problema, disse que sua filha está com as vacinas atrasadas, porque a imunização é feita apenas de manhã, por um período de tempo muito curto. E por causa do trabalho e as aulas da criança, está complicado receber as doses. 

Outras mães também relataram a dificuldade, inclusive, falaram que algumas vacinas estão em falta no posto de saúde.

Para conservar uma vacina, é preciso que a geladeira monobloco (sem divisão) esteja com temperaturas entre de 2 a 8 graus. Por isso, com o equipamento estragado, a prefeitura precisa ir todos os dias, entregar os frascos na unidade e recolher posteriormente.   

A reportagem da 94FM entrou em contato com o posto de saúde do Jardim Novo Horizonte e funcionários disseram que não poderiam dar qualquer informação sobre o assunto. Logo depois, questionada se a notícia era verdadeira, uma funcionária acabou confessando e confirmou que a geladeira estava estragada e que as vacinas são levadas até o posto, por volta das 08h, e às 09h30 são recolhidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Já a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde disse que as vacinas são levadas às 07h na unidade e ficam até as 12h no local. Porém, uma paciente disse que isso não é verdade, que o período de vacinação dura em torno de uma hora, como explicou o próprio posto de saúde.

Ainda questionada de quando a geladeira seria arrumada, a assessoria da SES disse que o equipamento já foi para o conserto e até a próxima quarta-feira (10) estará em funcionamento.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.